Translate

quinta-feira, 18 de maio de 2023

MERCADO LÓGICO




Pois é políticos...

Nada mais que um ato estritamente de esperteza política a divulgação da "Nova Formula da Petrobras" definir os preços dos derivados junto com a redução de preços. 

Espertamente aproveitaram o momento. Notícias já davam como certo há duas semanas que os preços da gasolina, diesel e GLP iam cair. Mas a promessa de campanha tinha que ser "cumprida" então vieram com o anúncio de que a queda já era fruto da nova sistemática. Como diz a frase "É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem". Heródoto

Ninguém entendeu até agora como vai ser a nova sistemática. Antes, subiu o óleo no mercado internacional, subiam os derivados aqui. Caiu? o contrário. Agora não se sabe qual é a lógica. Isso é que dá ficar inventando coisa para agradar o Lula. 

Circulam entre entendidos que a nova sistemática "mudou tudo para não mudar nada". Afinal o PT e o Lula não conseguiram ainda derrubar a lei das estatais e nem modificar o Estatuto da Petrobras que diz que o Tesouro Nacional deverá ressarcir a Cia. no caso de perda de faturamento por mudanças na estrutura dos preços dos derivados. 

A ação parece coisa de principiantes não de gente que já governou esse país por 8 anos.

Sempre lembrando que em junho volta a tributação normal do ICMS sobre os combustíveis que foi diminuída ano passado pelo Bolsonaro como mais uma medida eleitoreira.

Convém lembrar também que no caso de segurar o preço da gasolina artificialmente pode quebrar os produtores do etanol como já aconteceu no passado. 

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Outras 2 peças nesse tabuleiro. 1- Como ficam os importadores privados de gasolina e diesel no caso de uma interferência governamental nos preços dos derivados para baixo? 2- Como ficam as refinarias particulares e as recentemente vendidas como aquela da Bahia comprada por um fundo árabe?
- Marina Silva compra a briga com o governo depois do Ibama impedir a prospecção de um campo no litoral da região norte próximo a Foz do Amazonas. Dizem que o local é o novo pré sal. Guiana está produzindo ali perto a todo vapor. Cheira o acontecido quando da liberação da Usina de Belo Monte no 2º mandato do Lula. Marina saiu do governo naquela época. Se tiver que sair agora será um desastre total internacionalmente falando. Vamos ver como o Lula sairá dessa.
Mercado-Lógico