Translate

quinta-feira, 3 de março de 2022

MARAVILHA !


Em 1967, saindo do serviço militar e recomeçando os estudos (parei de estudar quando no exército), ouvi à noite pelo rádio uma música maravilhosa. Não me mantive mais afastado dela.

Era " A Whiter Shade of Pale", com interpretação do Procol Harum. Sem informações acessíveis, guardei o nome e durante algum tempo pensei que fosse o nome de um cantor inglês ou americano.

Passou um tempo para ficar sabendo que Procol Harum era uma banda inglesa, cujo vocalista e coautor da música era Gary Brooker (os parceiros foram Reid e Fisher).

Fiquei sabendo também que o nome da banda tinha sido escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas".

Com uma melodia inspirada em Johan Sebastian Bach, vocal emotivo e letra incomum.

"A Whiter Shade of Pale" tornou-se um clássico na música popular. É um dos singles mais vendidos da história, com mais de dez milhões de cópias mundialmente. 

A revista Rolling Stone incluiu "A Whiter Shade of Pale" na sua lista das "500 melhores canções de todos os tempos. Mais de mil regravações por outros artistas são conhecidas.

No dia 19 de fevereiro último, Gary Brooker tomou o barco aos 76 anos em Surrey.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: