Translate

sábado, 8 de junho de 2024

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO



Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, nascido em Paris em 1921, para os que estão chegando agora, é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês, judeu de origem sefardita.

Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.

Agora, quase completando seus 103 anos de idade, publica um romance de inspiração autobiográfica escrito em 1946 : "O ano perdeu sua primavera", em tradução livre. Esse é seu segundo romance. O primeiro,de 2017, "A Ilha da Lua", também foi escrito em sua juventude.

Sobre o momento em que vivemos, declarou o judeu Edgar Morin

"Os judeus de Israel, descendentes das vítimas de um apartheid denominado ghetto, guetificam os palestinos. Os judeus que foram humilhados, desprezados, perseguidos, humilham, desprezam e perseguem os palestinos. Os judeus, que foram vítimas de uma ordem impiedosa, impõem sua ordem impiedosa aos palestinos. Os judeus, vítimas da desumanidade, mostram uma terrível desumanidade"

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Triste realidade: o governo de Israel perdeu o apoio até dos seus.