Translate

quinta-feira, 16 de maio de 2024

BOLSA

 

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

boLLLsa.

Anônimo disse...

Alguma diferença entre Lula e Bolsonaro?
No caso do controle da Petrobras não! Senão vejamos: O Jair trocou 4 presidentes da empresa. ! por cada ano de mandato. Chega a 6 se considerarmos as interinidades de poucos meses. Motivo? Perda de popularidade. Com a alta dos preços dos derivados. Por causa da política de paridade internacional.E a ameaça de perder a reeleição. O Jair só não teve a ousadia de desmontar as legislações ⁠protetoras de influências políticas na empresa. Criadas no governo Temer em decorrência das descobertas da Lava Jato.
Já Lula foi mais ousado. Com a conivência de Ricardo Lewandowski. Ainda no Supremo o ministro suspendeu liminarmente parte da Lei das Estatais. Na parte relativa a nomeação de políticos. Para cargos de direção.
A política de paridade de preços (também iniciativa do governo Temer) foi tornada mais elástica. A defasagem da gasolina hoje beira aos 20%. E parece que não vai mudar. Lucros da empresa estão caindo.
Mas a coisa não para por aí. O lulopetismo e por uma incrível em aliança com o Centrão (PSD de Alexandre Silveira/ Rodrigo Pacheco) querem voltar aos tempos de Dilma. Desviar recursos da maior estatal para projetos que consideram prioritários: Construção naval. Novas refinarias. Fábricas de Fertilizantes. Manutenção do gás como ainda importante combustível e quetais. Um rico orçamento paralelo da petroleira em investimentos. Já que o governo perdeu boa parte do Orçamento Federal para o Congresso. Jean Paul Prates é petista. Mas tentava dar uma racionalidade aos investimentos prioritários da maior empresa brasileira. Transição energética era um deles. Foi fritado em fogo brando.
Vem aí uma senhora de nome bonito na presidência da petroleira para concretizar os sonhos petistas/centristas. Uma nova Graça Foster? O mercado que não é bobo nem nada se retira vendendo ações. Vendo a intervenção política/governamental na empresa que tem ações em bolsa. Aqui e lá fora. A Petrobras perde mais de 25% de seu valor patrimonial. Em 2 dias seguidos.
Com certeza estamos jogando fora 3 campanhas governamentais e seus motes.No mínimo:: Uma importante que só sei por pesquisa. 1-“O Petróleo é nosso.” Da década de 50. Outra: 2-“Pátria Amada Brasil”. De pouco tempo atrás. E a atual do governo federal: 3-“Brasil- União e Reconstrução.”
1-O petróleo não é mais nosso. Nem a empresa que dele cuida. Não é do Estado Brasileiro. É do governante de plantão. 2-Que Pátria Amada Brasil é essa que não cuida da sua principal e fundamental empresa? 3-E estão reconstruindo o que? Um modelo que já deu errado?
Mercado-Lógico