Translate

segunda-feira, 29 de maio de 2023

O GRANDE DITADOR



Ninguém tem dúvida que Nicolas Maduro é um grande ditador. Lula continua com suas ideias malucas do foro de São Paulo.

Hoje em Brasília, no encontro entre os dois presidentes, foi dito para o público:

Lula: a Venezuela é "vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo". 

Maduro: “que nunca mais fechem as portas entre Brasil e Venezuela e que os países estejam unidos para sempre”.

Tudo bem, mas vamos ao que interessa: A dívida da Venzuela para com o Brasil é estimada em cerca de US$ 1 bilhão. Desse total, aproximadamente 80% são com o BNDES.

Tomara que consigam pagar. Deram a entender que estaria sendo criado um grupo de trabalho para "consolidar" a dívida, ou seja, buscar regularidade no pagamento da dívida.

Não será fácil, uma vez que consta que a Venezuela passou de uma receita anual de 56 bilhões de dólares em petróleo a uma entrada de 700 milhoes de dólares por ano.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula o improvisador
Novamente nosso presidente se entusiasma e na improvisação diz besteiras sobre a Venezuela como outro dia na China disse sobre a guerra Rússia x Ucrânia. Dizem que de novo os diplomatas escreveram a fala para ele mas ele abandonou. Interessante que aqueles que sempre procuraram os Órgãos de Direitos Humanos da ONU para se dizerem perseguidos pela justiça brasileira, agora os ignoram sobre o que dizem do governo da Venezuela por violações e crimes contra a humanidade.“A missão de investigação da ONU encontrou motivos razoáveis para acreditar que as autoridades e as forças de segurança venezuelanas planejaram e levaram a cabo violações de direitos humanos desde 2014”- Conselho de Direitos Humanos da ONU. Também é o que diz o Tribunal Penal Internacional de Haia. Para Lula são narrativas que a Venezuela deve contrapor, como não se sabe.
Lula acerta pelo menos em dois pontos: é pior isolar um país principalmente quando tem fronteira conosco, vinte mil brasileiros vivem lá e uns cem mil venezuelanos vivem aqui. Outra é talvez tentar receber o que Maduro deve dentro daqueles polêmicos empréstimos do BNDES que financiavam obras estruturais no vizinho, para grandes construtoras brasileiras, com aval do Tesouro Nacional. A Venezuela não pagou o Tesouro sim, ou seja todos nós. Com a situação econômica ainda desesperadora a Venezuela propôs pagar a dívida cedendo energia elétrica para Roraima acordo suspenso desde 2021. Lembrando que o Estado do norte é o único que não está interligado ao SIN - Sistema Interligado Nacional. Roraima depende da geração termoelétrica, seria uma boa solução sempre lembrando que há outra pendência com eles. A Petrobras abriu mão das contrapartidas venezuelanas para a construção de Refinaria Abreu de Lima em Pernambuco, coisa na casa de 8 bilhões de dólares! Mercado- Lógico