Translate

segunda-feira, 22 de maio de 2023

AINDA É TEMPO



Aconteceu em Valência, na Espanha (8 a 10 de maio) um dos maiores eventos educacionais do mundo. O V Encontro Internacional de Reitores.

A sociedade global enfrenta hoje um contexto complexo, com grandes desafios como a transformação digital, a inteligência artificial a emergência climática, as fake news e a desigualdade social.

A universidade tem um papel fundamental nisso, pois é a grande provedora de recursos humanos que atuam nesse contexto, tornando-se crucial discutir o papel dos professores e alunos do século 21.

A palestra inaugural foi do professor do MIT, Tim Berners-Lee, inventor da world wide web - www (teia de alcance mundial). Opinou sobre inteligência artificial. Na sequência, ocorreram o painel "A contribuição da universidade para a revolução tecnológica".

O ponto focal do evento foi entender o papel do professor neste mundo em que a vida física se confunde com a realidade virtual. Também foi o momento de analisar o papel do professor diante da inteligência artificial, ainda mais devido ao ChatGPT, que funciona a partir do imenso conjunto de informações disponíveis na internet.

Foi unânime entre os palestrantes a ideia de que atualmente o verdadeiro papel do professor é o de transmitir valores humanos, numa formação de caráter ético, social e atenta ao meio ambiente, conhecimentos que a máquina é incapaz de produzir, pois apesar de inteligente, não é dotada de sabedoria.

Nenhum professor jamais conseguirá competir com essas ferramentas em matéria de informação, mas poderá exercer um papel imprescindível na vida de qualquer jovem em matéria de formação, transmitindo-lhes lições e experiências que possam desenvolver as habilidades comportamentais, tão necessárias à vida pessoal, social e profissional.

Citando o educador Francisco Faus, em seu livro "A conquista das virtudes", em que ensina que " as virtudes se adquirem em primeiro lugar, pela educação".  Ora, educação aqui não tem o sentido limitado de "instrução", preparo técnico, escolaridade. Traduz-se melhor por formação: formação moral, formação nas virtudes".

Assim diante de uma realidade em que a inteligência artificial e todas as demais ferramentas digitais são capazes de entregar informações, é papel da educação formar seres humanos que dominem as virtudes mais básicas: resiliência, honestidade, temperança, cortesia, paciência, compreensão. Sem isso, produzir-se-á um déficit comportamental muito mais grave do que qualquer insuficiência intelectual.

Num mundo apegado à inteligencia artificial, os seres humanos que se destacarão na sociedade serão aqueles dotados de habilidades socioemocionais, capazes de criar, empreender e articular tarefas que direcionem ferramentas tecnológicas e grupos sociais para a melhoria da vida humana e do meio ambiente.

É necessário que qualifiquemos os nossos professores para que eles formem seres humanos ricos em vida interior, pois é essa elevação que melhor completa a grandeza humana.  

Roberto Macedo e Wilson Victório Rodrigues - Espaço Aberto OESP

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: