Translate

segunda-feira, 22 de maio de 2023

CENTENÁRIO




No próximo sábado (27), completa o seu centenário o Sr. Henry Alfred Kissinger. Nos anos 70, era praticamente impossível abrir um jornal e não deparar com o seu nome.

Kissinger, nasceu em Furth - Baviera, na Alemanha em 1923. De família judia, refugiaram-se nos EUA em 1938, quando do início da 2ª Guerra Mundial.

Obteve cidadania americana em 1943. Bacharelou-se pela Universidade de Harvard em 1950, tornando-se professor.

Foi conselheiro de relações exteriores de todos os presidentes dos EUA, de Einsenhover a Gerald Ford, sendo Secretário de Estado, conselheiro político e confidente do presidente Richard Nixon.

Em 1973, ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnã. O vietnamita Le Duc Tho recusou o prêmio (Até os dias atuais, apenas ele e Jean-Paul Sartre, rejeitaram a premiação. Sartre rejeitou o prêmio Nobel de literatura ).

Ainda hoje, é considerado uma figura polêmica e controversa, tendo alguns de seus críticos acusado-o de ter cometido crimes de guerra durante sua longa estadia no governo, como dar luz verde à invasão indinésia de Timor (1975) e aos golpes de estado no Chile (Allende), no Camboja] e no Uruguai (1973).

Henry Kissinger foi um dos mentores da chamada Operação Condor, para a América do Sul. Para quem está chegando agora, A Operação Condor foi uma campanha promovida pelos Estados Unidos de repressão política e terror de Estado envolvendo operações de inteligência e assassinato de opositores. Foi oficial e formalmente implementada em novembro de 1975 pelas ditaduras de direita do Cone Sul.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: