Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MARAVILHA !



O supertelescópio espacial James Webb enviou novas imagens da galáxia conhecida como “Phantom Galaxy M74”, a 32 milhões de anos-luz da Terra. As imagens capturam em relevo nuvens de gás, poeira e regiões de formação de estrelas na galáxia.

Messier 74 é apelidado de Galáxia Fantasma por causa de quão fraca é, tornando-a difícil de detectar no céu. A posição do M74, quase de frente para a Terra, e seus braços espirais bem articulados o tornam um ótimo alvo para os astrônomos que buscam entender melhor a evolução galáctica.

M74 tem pouco mais de 13 bilhões de anos. É uma galáxia espiral como a Via Láctea - que é um pouco mais velha.

Mas você sabe quem foi James Webb o  homenageado com o nome ?

James Webb Webb nasceu em Tally Ho, Carolina do Norte, Estados Unidos, em 1906. Ele não era um cientista ou engenheiro. Webb se formou em educação em 1928, pela Universidade da Carolina do Norte, e em direito pela Universidade George Washington, em 1936.

Webb foi o segundo dirigente da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), dos Estados Unidos, a convite do então presidente John Kennedy, que havia prometido que o homem pousaria na Lua até o final da década de 1960.

Até sua aposentadoria, a NASA já havia enviado mais de 75 missões espaciais a fim de desbravar nosso universo. O homem pisou na Lua pela primeira vez em 1969, meses após Webb sair da direção da NASA. Os seus esforços repercutem até hoje.

James tomou o barco em Washington, em 1992, aos 85 anos. Foi sepultado no Cemitério de Arlington.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: