Translate

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

SABIA NÃO, UAI !



Deu no jornal "Estado de Minas Gerais "

Você já ouviu alguma vez o termo "low profile"? 

Se engana quem acha que a expressão é recente, pois há mais de 100 anos, em Itajubá, Gabriela de Moura já era conhecida no município do Sul de Minas por sua aversão a fotografias. Ela teve uma única foto tirada de si em toda a vida e, reza a lenda na cidade, que até hoje ela procura quem foi o responsável pelo registro sem autorização de sua imagem.

"Low profile" é um conceito recorrente no vocabulário dos jovens atuais e geralmente é usado para se referir a quem faz raras publicações em redes sociais, dificultando a vida de quem pretende dar aquela vigiada na vida alheia.

A lenda da mulher de bronze surgiu pouco tempo depois do falecimento de Gabriela. Na época, o filho dela encomendou uma estátua em tamanho real para ficar ao lado do túmulo da mãe, no Cemitério Paroquial de Itajubá. Tempos depois, a escultura teria amanhecido bem no centro da praça da cidade, dando origem à lenda.

Foi o necessário para boatos e superstições se espalharem pela cidade, dizendo que a falecida estaria atrás de quem a fotografou. A escultura foi levada de volta ao cemitério, onde se encontra até hoje e, desde então, existe a lenda local de que Gabriela retorna à noite para perseguir quem tenta fotografar sua estátua. A única forma de se livrar da perseguição seria apagando a imagem.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Putzgrilo...tirei uma foto com ela no sábado passado!!!!