Translate

sábado, 19 de março de 2022

A CARTA


Ao Excelentíssimo

Senhor Anderson Torres
Ministro da Justiça Brasília, 17 de março 2022

Senhor Ministro,

Com imensa surpresa e natural espanto, tomei conhecimento de que o senhor Jair Bolsonaro foi condecorado com a medalha do Mérito Indigenista.

Entendo, senhor Ministro, que a concessão do Mérito Indigenista ao senhor Jair Bolsonaro é um flagrante, descomunal, ostensiva contradição em relação a tudo que vivi e a todas as convicções cultivadas por homens da estatura dos irmãos Villas Boas.

Por essas razões. senhor Ministro, devolvo ao governo brasileiro, por seu intermédio, a honraria que, no meu juízo de valor, perdeu toda a razão pela qual, em 1972, foi criada pelo presidente da República. 

Acompanha a presente mensagem, o estojo contendo Medalha do Mérito Indigenista, Pin, Broche e cópia do diploma.

Sidney Possuelo

Em tempo, também mencionado:

Quando deputado federal, o senhor Jair Bolsonaro, em breve e leviana manifestação na Câmara dos Deputados, afirmou que “a cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema no país”

Ofendeu o senhor Jair Bolsonaro, ao vocalizar sua crença, seus desejos, a memória do marechal Rondon, e por extensão do Exército brasileiro.

Sydney Ferreira Possuelo é um indigenista, ativista social e etnógrafo brasileiro, considerado a maior autoridade com relação aos povos indígenas isolados do Brasil. Nascido em São Paulo em 1940.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

republiqueta de bananas,
dar uma medalha dessas ao ignóbil
seria igual dar uma de defensor
dos direitos humanos ao del. fleury
e ao cel. brilhante ustra.
ou o nobel da paz para o putin
ou póstumos para stalin, mao
vergonha nacional.
será que o Bozo não se enxerga?
que venha o Lula, nada pode ser pior que isso!