Translate

sábado, 19 de março de 2022

MELHOR IDADE



Estive em São Paulo e Sorocaba nos últimos 10 dias. Devidamente vacinado e com as precauções de praxe, andei saindo pelo comércio afora. Caí na real. Todo mundo me tratando com cuidados. Oferecimento de lugar para sentar, preferência no elevador, e oferecimentos de ajuda com os olhares. Estou lascado. Bons tempos em que me tratavam com casca e tudo.

Comentarista do Blog curtindo o Ruy Castro sobre a tal "melhor idade" :

- A melhor Idade Bem… fui até a pedra do Arpoador ver o por do sol. Subi na pedra e pensei em cumprir o ritual que costuma ser feito pelos mais jovens no local. Logicamente velho tem mais dificuldade. 
Querem saber? Primeiro, tem sempre alguém que quer te ajudar a subir: "Dá a mão aqui, senhor!!!" Hum, dá a mão é o cacete, penso, mas o que sai é um risinho meio sem graça. Sentar na pedra e olhar a paisagem era tudo o que eu queria naquele momento. É, mas a pedra é dura e velho já perdeu a bunda e quando senta sente os ossos em cima da pedra, o que me faz ter que trocar de posição a toda hora. 
Para ver a paisagem não pode deixar de levar os óculos se não, nada vê. Resolvo ficar de pé para economizar os ossos da bunda e logo passa um idiota e diz: – "O senhor está muito na beira pode ter uma tontura e cair." Resmungo entre dentes: … "só se cair em cima da sua mãe"… mas, dou um risinho e digo que esta tudo bem. 
Esta titica deste sol esta demorando a descer, então eu é que vou descer, meus pés já estão doendo e nada do por do sol. Vou pensando – enquanto desço e o sol não – "Volto de metrô é mais rápido…" 
Já no metrô, me encaminho para a roleta dos idosos, e lá esta um puto de um guarda que fez curso, sei eu em que faculdade, que tem um olho crítico de consegue saber a idade de todo mundo. Olha sério para mim, segura a roleta e diz: – "O senhor não tem 65 anos, tem que pagar a passagem." A esta altura do campeonato eu já me sinto com 90, mas quando ele me reconhece mais moço, me irrompe um fio de alegria e vou todo serelepe comprar o ingresso. Com os pés doendo fico em pé, já nem lembro do sol, se baixou ou não dane-se. Só quero chegar em casa e tirar os sapatos… 
Lá estou eu mergulhado em meus profundos pensamentos, uma ligeira dor de barriga se aconchega… Durante o trajeto não fui suficientemente rápido para sentar nos lugares que esvaziavam… 
Desisti… lá pelo centro da cidade, eu me segurando, dei de olhos com uma menina de uns 25 anos que me encarava… Me senti o máximo. Me aprumei todo, estufei o peito, fiz força no braço para o bíceps crescer e a pelanca ficar mais rígida, fiquei uns 3 dias mais jovem. Quando já contente, pelo menos com o flerte, ela ameaçou falar alguma coisa, meu coração palpitou. É agora… 
Joguei um olhar 32 (aquele olhar de Zé Bonitinho) ela pegou na minha mão e disse: 
– "O senhor não quer sentar? Me parece tão cansado?" 
Melhor Idade ??? – Melhor idade é a pqp! !

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Caríssimo algumas coisas que deram certo na saúde do Brasil. Imperdível a coluna do Élio Gaspari hoje na Folha sobre os 80 anos do Incor da Faculdade de Medicina da USP.
Diferente dos hospitais públicos do RJ onde tudo deu errado. E a população carioca paga, faz anos.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2022/03/instituto-do-coracao-voltou-ao-paraiso.shtml