Translate

sexta-feira, 18 de março de 2022

PARA QUE NÃO VOLTE A ACONTECER

 

"Viajamos até aqui nos vagões selados; vimos partir em direção ao nada as nossas mulheres e as nossas crianças; reduzidos a escravos, marchamos mil vezes para trás e para diante, numa fadiga muda, já apagados nas almas antes da morte anónima. Não temos regresso. Ninguém deve sair daqui, pois poderia levar para o mundo, juntamente com a marca gravada na carne, a terrível notícia do que, em Auschwitz, o homem teve coragem de fazer ao homem.“

Primo Levi



Primo Levi nasceu em Turim, em 1919. Licenciado em Química, participou na Resistência, foi preso e internado no campo de concentração de Auschwitz. 

É uma das principais figuras da geração italiana do pós-guerra. Notabilizou-se pela autoria de vários livros sobre a experiência naqueles campos.

É isto um homem ? é o seu livro mais célebre.

Disse Primo Levi :

"Esta é a experiência da qual saí e que me marcou profundamente; o seu símbolo é a tatuagem que até hoje trago no braço: o meu nome de quando não tinha nome, o número 174517. Marcou-me, mas não me tirou o desejo de viver. Aumentou-o, porque conferiu uma finalidade à minha vida, a de dar testemunho, para que nada semelhante alguma vez volte a acontecer." 

Primo Levi tomou o barco (por iniciativa própria) em 1987. Estava com 68 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: