Translate

quarta-feira, 27 de março de 2024

PERLUSTRADOR DA MANTIQUEIRA

 





Helicóptero H225 da FAB, produzido pela Helibras em Itajubá (MG)



O Brasil é um dos poucos países do mundo com uma indústria aeronáutica avançada. Uma das principais representantes desse setor é a Helibras, localizada em Itajubá (MG).

A fabricante de helicópteros é a maior da América Latina. Praticamente, também é a única no hemisfério sul hoje em dia. Isso porque muitas empresas do ramo apenas montam as peças enviadas de outros países ou estão com a produção parada, como é o caso da sul-africana Denel.

A Helibras nasceu em 1978, como uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a antiga fabricante francesa Aérospatiale. Em 1980 se instalou definitivamente em Itajubá.

O primeiro helicóptero a ser produzido pela empresa foi o H125 Esquilo (denominado AS350 antigamente). Foram seis unidades para a Marinha. Esse é o principal helicóptero das forças públicas do país, usado entre outros pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Helibras emprega hoje cerca de 500 funcionários diretamente, além de gerar outros milhares de empregos indiretos em ao menos 36 empresas fornecedoras e colaboradoras. Hoje, toda a diretoria da companhia é formada por brasileiros.

A participação da empresa no mercado brasileiro é de 47%, segundo a fabricante, totalizando 699 helicópteros. No segmento governamental, que inclui polícias, bombeiros, casa civis entre outros órgãos públicos, essa fatia sobe para 82%. Já no ramo militar, a empresa tem 152 aeronaves nas Forças Armadas, uma parcela de 76% do setor de asas rotativas.

Em 2023, a Helibras faturou R$ 1 bilhão, e a previsão é que este valor suba para R$ 1,5 bilhão em 2024. Enquanto ano passado foram 25 helicópteros entregues, a expectativa é que até dezembro sejam feitas 32 entregas.

Uol

Perlustrador da Mantiqueira

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: