Translate

terça-feira, 11 de junho de 2024

NOAM CHOMSKY



Para os poucos que estão chegando agora, Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo, sociólogo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica.

O intelectual de 95 anos sofreu um AVC no ano passado.

Ele é casado com a carioca Valeria Chomsky, também linguista. Ela leu o que pôde sobre AVC. Concluiu que, para acelerar sua melhora, era melhor modificar o tratamento. Decidiu trazê-lo para São Paulo, onde o casal tem uma residência desde 2015 —vivem entre lá e cá.

Valéria alugou um jatinho-ambulância e contratou dois enfermeiros. Além de cara, a viagem foi, em suas palavras, "longa, penosa e estressante". O pequeno avião, de pouca autonomia, teve de fazer duas escalas.

Ele foi internado numa unidade de terapia intensiva. É visitado diariamente por neurologista, fonoaudiólogo e pneumologista. Seu estado melhorou bastante. Saiu da UTI e está num quarto. Lê todos os dias o site do New York Times.

Com seu progresso na recuperação, a reitoria da Universidade de São Paulo cogita nomeá-lo professor ad hoc. Ele participaria de seminários sobre linguística e ciência política, com ênfase no papel dos Estados Unidos em disputas geopolíticas.

Noam Chomsky não fez nenhum comentário sobre a guerra de Israel em Gaza, iniciada há nove meses. É um silêncio surpreendente. De origem judaica, ele viveu num kibutz no norte de Israel em 1953.

"Um princípio básico do estado capitalista moderno, é que os custos e riscos são socializados ao máximo possível, enquanto o lucro é privatizado."

N. Chomsky

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Vale um post: https://suaciencia.org/colunas/muito-alem-do-muro-o-lugar-de-paulo-freire-na-unifei/

Perlustrador de Mantiqueira