Translate

quinta-feira, 6 de junho de 2024

MOÇA BONITA



"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Evelyn Beatrice Hall
 
Luiza Erundina de Sousa, nasceu em Uiraúna, na Paraíba, em 1934. Assistente social e política brasileira. Sétima de dez filhos do Sr. Antonio Evangelista de Souza e de Dona Enedina de Souza Carvalho. O pai era artesão de selas e arreios de couro.

Começou a trabalhar ainda na infância, vendendo bolos feitos pela mãe. Repete a 5ª série duas vezes para não parar de estudar, uma vez que a cidade não tinha curso ginasial. Em 1948, foi morar com uma tia em Patos, ainda na Paraíba para cursar o ginasial.

Por vias da militância católica, ela assumiria, em 1958, o seu primeiro cargo público: aos 24 anos de idade, tornar-se-ia diretora de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande. E, em 1964, seria nomeada secretária de Educação e Cultura dessa cidade.

Em 1967, formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Em Campina Grande, na década de 1970, iniciava a sua atuação na esfera política, participando das ligas camponesas do Partido Comunista e fazendo oposição ao regime militar vigente.

Foi para São Paulo em 1971, para fazer mestrado em ciências sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Nesse ano, foi aprovada em um concurso público para assistente social da prefeitura, indo trabalhar com os nordestinos migrantes nas favelas da periferia da cidade.

Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual se elege vereadora em 1982 e deputada estadual constituinte em 1986.

Foi eleita prefeita de São Paulo em 1988.

Quando Itamar Franco assumiu a Presidência, no início de 1993, convidou a ex-prefeita Luiza Erundina para assumir o cargo de ministra-chefe da Secretaria da Administração Federal. Por Erundina ter aceito o cargo, contrariando a orientação do partido, o Diretório Nacional do PT decidiu suspender, por um ano, todos os seus direitos e deveres partidários.

Em 1998, Erundina transferiu-se para o Partido Socialista Brasileiro (PSB); nesse ano, se elege deputada federal. Tendo sido reeleita em 2002, também em 2006, em 2010 e 2014.

Em 2016 filiou-se ao PSOL, tendo sido eleita deputada federal em 2018 e em 2022.

Uma Moça Bonita de valor. Segue, completando 90 anos, atuante na Câmara Federal.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Moça bunita petista de carteirinha....eita são paulo, arruma cada prefeito..a..
É pita, erudita,Marta. Bulos,kkkkk