Translate

terça-feira, 4 de junho de 2024

MOÇA BONITA



Raro ler um romance, uma biogafia ou uma reportagem, com o registro de acontecimentos do século XX, que não cite em algum momento a cantora e atriz francesa Mistinguett.

Na realidade, Jeanne Bourgeois, simplesmente Mistinguett, cantora e atriz nascida em Paris em 1875. Começou como florista em um restaurante, na sua cidade natal, cantando canções populares enquanto vendia as flores.

Mistinguett também é conhecida como um símbolo dos anos loucos, os loucos anos 20.

Estreou no Cassino de Paris, em 1895, aparecendo também em espetáculos no Folies Bergère, noMoulin Rouge e no Eldorado. A sensualidade de suas apresentações cativou Paris, tornando-a a mais popular vedete de sua época e a mais bem paga do mundo. Teve uma carreira muito longa.

Em 1919, as suas pernas foram cobertas por uma apólice de seguros, pela importância segurada de 500 000 francos, milionária à época.

Também lançou muito da moda. Bem antes de Coco Chanel, Mistinguett já usava seus cabelos curtos e cruzava elegantemente as pernas, além de fumar muito, hábito que, antes dela, era restrito apenas aos homens. Foi um símbolo de ousadia e de vanguarda, isso quando o século XX ainda nem despontara completamente.

Manteve um longo relacionamento com o jovem Maurice Chevalier, treze anos mais novo que ela.Teve casos com um marajá indiano e com o filho da Rainha Vitória, da Inglaterra. No início do século XX, teve um romance com o engenheiro e diplomata Leopoldo José de Lima e Silva, cônsul do Brasil em Paris, com quem teve um filho, nascido em 1901.

Em 1923, esteve no Brasil na inauguração do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Sua presença foi muito alardeada, mas mesmo assim Mistinguett, famosa por ter as mais belas pernas do mundo, foi proibida de exibi-las.

Em 1954, publicou suas memórias, sob o título "Toute ma vie" (Toda minha vida), que foi um grande best seller.

Tomou o barco em 1956. Diziam que ela, apesar de seus 80 anos, ainda tinha as mais belas pernas do mundo.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: