Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2024

CANTINHO DA SALA




Uma das principais pintoras abstratas do Líbano, Yvette Achkar nasceu no Brasil em 1928, filha de pais libaneses. Quando ela tinha dez anos, sua família mudou-se para Beirute. Apaixonada por música, Y. Achkar esforçou-se para se tornar uma pianista profissional até que lhe disseram que sua pequena estatura impedia tecnicamente esse caminho. Profundamente decepcionada, ela começou a pintar, incentivada por Fernando Manetti (1899-1964), um artista italiano radicado em Beirute e professor no recém-fundado departamento de arte da Académie Libanaise des Beaux-Arts (Alba). 

Em 1947, Yvette Achkar matriculou-se na escola e fez parte de um grupo que moldaria o mundo da arte moderna do Líbano como pioneiros da abstração. 

Lá ela formou amizades para a vida toda e conheceu o estudante de arquitetura Jean Sargologo, com quem se casou no início dos anos 1950; eles se divorciaram alguns anos depois. A necessidade de se sustentar como mãe solteira levou-a a preparar a sua primeira exposição individual. Inaugurada na Galerie La Licorne de Beirute em fevereiro de 1960, a exposição foi um sucesso imediato.

Yvette tomou o barco no dia 12 de maio de 2024 aos 96 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: