Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2024

REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

 



Em abril/maio de 1975, quintanista de arquitetura e urbanismo, fui participar do XI Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos em Madrid, Espanha,

Resolvi ficar alguns dias em Portugal para comemorar junto aos portugueses o primeiro ano da Revolução dos Cravos.

Finalmente o povo português, liberto de uma longa e perversa ditadura, respirava liberdade.

Por lá, li tudo o que foi possível de livros que por aqui eram proibidos e lá, nas calçadas vendidos, Marighella, Mao Tsé-Tung & Cia.

Enfim, recordações felizes de um tempo politicamente (para nós) nem tanto.

Parabéns ao povo português pelos 50 anos da revolução que teve como símbolo uma flor (cravo) e como senha uma música (grândola vila morena). 

Cá, como lá, ditadura nunca mais!

R.Sponholz - 25/4/2024

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

O DIA INTERNACIONAL DA TERRA
Você sabia que dia 22 de abril é o Dia Internacional da Terra?
É um dia para a gente refletir sobre a importância do nosso planeta e alertar sobre questões urgentes relacionadas ao meio ambiente e ao futuro da humanidade, como a crise climática, o desmatamento, o uso excessivo de combustíveis fósseis – que você ajuda sempre a enfrentar ao fazer parte desta comunidade gigante que é o Greenpeace Brasil! E é também um dia pra gente se lembrar que não existe Planeta B! Mas não nos desesperemos: podemos mudar as coisas para melhor aqui no nosso Planeta A.
Hoje, separamos *5 coisas que você pode fazer para celebrar a Terra.
1. Use menos plásticos
Os plásticos são uma ameaça à biodiversidade e à saúde pública! Os microplásticos já são encontrados no ar, nos oceanos, em animais marinhos e até em pessoas. E hoje, só 9% do plástico usado no mundo é reciclado.
E a gente sabe: eliminar o plástico totalmente na nossa vida é muito difícil. Mas tem vários jeitos de você diminuir muito o uso, por exemplo, levando sacola retornável para o supermercado, comprando alimentos a granel, usando garrafinhas reutilizáveis para beber água.
2. Coma menos carne
Se você não comer carne só um diazinho da semana, já vai estar ajudando muito a Terra!
Você vai poder experimentar novas receitas, novos sabores e, de quebra, contribuir para conscientização de um problema que é muito maior: a pecuária é responsável por 80% do desmatamento na Amazônia!
3. Cuide de quem divide a Terra com você
Para cuidar da Terra precisamos cuidar de quem mora nela com a gente: as outras pessoas, as plantas, os animais.
Ser gentil com as pessoas e com outras formas de vida é um jeito fácil de tornar o nosso planeta um lugar menos hostil e mais acolhedor. É uma forma de ter respeito pela humanidade e pela biodiversidade.
E é aquela coisa: gentileza gera mais gentileza.
4. Defenda os direitos dos povos indígenas
80% da biodiversidade mundial está em terras indígenas. Mas essas mesmas terras – e as vidas de tantas pessoas indígenas – estão em constante ameaça por conta da exploração de garimpo, desmatamento, expansão da agropecuária e, inclusive, leis inconstitucionais.
Lutar junto aos povos indígenas é apoiar uma luta ancestral por direitos humanos e pelo futuro da Terra!
5. Proteja a Amazônia e outros biomas importantes como a Mata Atlântica. A Floresta Amazônica, a maior do planeta, é vital para conter as mudanças climáticas que afetam todos nós. Ela está em risco, mas é possível nos ajudar a protegê-la
*Do site do Greenpeace Brasil
Acrescentaria:
6. Separe e exija que seu lixo seja reciclado. Decomposição do lixo agrava o aquecimento do Planeta.
7- Abasteça seu carro com etanol mesmo quando fica um pouquinho mais caro que a gasolina.
Lembre-se do 5 Rs. Reutilizar. Reciclar. Reaproveitar. Recusar e Repensar
Precisamos de uma revolução no nosso comportamento.
Mercado-Lógico