Translate

terça-feira, 23 de abril de 2024

OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO


Interessante a leitura na BBC (Vinícius Mendes) da publicação "Códigos Secretos da Alquimia Escondidos em Disco de Jorge Ben Jor".

Fala do álbum do Jorge Ben Jor, a "A Tábua de Esmeralda", que completa 50 anos em maio e que deu à música brasileira um objeto inédito: a alquimia.

Conta que em dezembro/73, Jorge Ben Jor, então em Paris, insistiu em levar Gilberto Gil para conhecer um lugar, segundo o boca a boca, um pequeno grupo de alquimistas se encontrava secretamente. Era nos fundos do Auberge Nicolas Flamel - um restaurante de uma única porta em uma construção de meados de 1400 escondida em uma viela não tão longe da catedral de Notre Dame.

Depois de comerem, Ben Jor puxou Gil para andar pela casa, cujo primeiro dono foi um rico vendedor de livros chamado Nicolas Flamel - que também era um alquimista famoso na sua época. Em dado momento, sozinhos em uma sala distante do salão, ambos foram surpreendidos.

"Vimos uma coisa lá", contou o cantor e compositor carioca em uma entrevista em 2009. "O Gil viu também.

Voltando ao disco "A Tábua de Esmeralda", em pesquisa feita à época na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, Susana de Andrade concluiu que o disco atravessa três grandes temas transversais: a negritude, o misticismo e a alquimia.

Lembrando, em "Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas", por exemplo, Jorge Ben descreve um estado de coisas que atravessa desde o modo de vida dos alquimistas ("Eles são discretos e silenciosos/ Moram bem longe dos homens") até escolhas práticas ("Escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho..."). O verso mais intrigante, porém, está quando Jorge canta que eles "evitam qualquer relação com pessoas de temperamento sórdido".

Leiam o texto da BBC completo na edição de 23/4/2024.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: