Translate

terça-feira, 23 de abril de 2024

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO



O Dia Internacional do Livro - 23 de abril - Evento com origem na Catalunha (Espanha).

Começou na Catalunha, em 1926, numa homenagem a Miguel Cervantes, falecido em 23 de abril de 1616.

Como todos sabem, Miguel de Cervantes Saavedra, nasceu em Alcalá de Henares, na Espanha, em 29 de setembro de 1547. (em tempo, exatamente 400 anos depois, nascia o Zelador, na Boa Vista, é claro).

Interessante lembrar, que dois dos grands escritores da humanidade, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, tomaram o barco no mesmo dia e ano.

Voltando ao Dia do Livro, em 1995, a data se tornou um evento mundial pela Unesco.

Certa tarde, caminhando descontraído pela Las Ramblas, em Barcelona, é claro, entrei em uma livraria e tive a atenção despertada por um livro, mais precisamente pelo sobenome da escritora. Claro que comprei.

Carme Riera, nasceu em Palma de Maiorca em janeiro de 1948. Escritora catalã, roteirista, ensaísta, professora e membro da Real Academia Espanhola, eleita em 2012.

Em 1965 se deslocou para Barcelona para estudar filologia hispânica na Universidade Autônoma de Barcelona, onde se licenciou 1970 e da qual é catedrática (a sua especialidade é a literatura do Século de Ouro Espanhol).

Riera participou nas mobilizações estudantis contra o franquismo, contra a guerra do Vietnã e no incipiente movimento feminista. Todo este acervo criou o seu olhar sobre a realidade, um olhar que questionava as normas, sob a influência do maio de 68 francês, e que abria uma janela a um mundo radicalmente diferente.

Com os romances históricos Dins el darrer blau e Cap al cel obert, com boa recepção por parte da crítica, inicia-se a terceira etapa. Ambos os dois romances constroem a identidade dupla de judeus e maiorquins dos protagonistas, baseada em duas histórias relacionadas: a primeira, ambientada na Maiorca de fim do século XVII, explica a perseguição de um grupo de judeus condenados à fogueira pela inquisição; a segunda tem como protagonistas os descendentes dos judeus do século XVII estabelecidos na ilha de Cuba durante o conflito colonial.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: