Translate

segunda-feira, 15 de maio de 2023

JUÍZO MOÇADA

 

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

"Eu sou você amanhã" lembram do comercial da vodca? Anos 90 acho.
Pois é nossos hermanos argentinos acabam de lançar mais um pacote econômico para tentar controlar a crise em que estão enfiados. Inflação de 109%, falta de reservas em moedas fortes, desemprego, pobreza, seca, perdas agrícolas e mais um tanto. Subirão os juros - taxa básica- de 91 para 97%! E vão tentar valorizar o peso frente ao dólar. Medidas macroeconômicas que contrastam com outra microeconômica de juros subsidiados para o empréstimo em 12 meses. Para a população gastar em produtos nacionais (?). Como aqui, Banco Central puxa de um lado, governo populista puxa de outro. Inapropriado e inconsequente .
Boa parte da origem dos problemas argentinos estão nos gastos governamentais muito acima do que se arrecada. Além disso os hermanos há séculos não gostam/não confiam na sua moeda. Gostam de dólar, euros mesmo os mais humildes. O pacote deve ser o primeiro passo para um pedido de ajuda ao FMI. Brasil participa das gestões, até de uma possível ajuda junto com a China e o Banco dos Brics presidido por Dilma.
E o frase do comercial? Aqui também não temos o mesmo problema de gastança mais do que se arrecada? Para não ir muito longe, o Teto de Gastos foi criado pela dupla Temer/Meireles para sair da crise que se instalou depois do desastre Dilma. Funcionou até o Jair chegar e furá-lo várias vezes inclusive com intuito eleitoral. Lula continuou. Lembram da PEC do Estouro aprovada mesmo antes dela assumir? 198 bi!
Nova regre fiscal está em discussão, o tal Arcabouço do Haddad muito mais flexível.
Evidente que a economia brasileira não é a economia argentina. Temos fundamentos macroeconômicos muito mais sólidos e reservas cambiais expressivas. Mas a trilha é ruim. Vejam o que já foi tirado do controle da nova regra fiscal. Esperamos que o Congresso reponha algumas travas ( como o contingenciamento) coisa que o Haddad não conseguiu colocar por pressão do Lula e do PT. Ou voltamos ao início.... "Eu sou você amanhã". Mercado-Lógico