Translate

sábado, 15 de julho de 2023

MERCADO LÓGICO



O Brasil maior que os governos. Melhora das expectativas apesar do PT e Lula

Num princípio de governo (primeiros 4 meses) atrapalhado o Brasil foi surpreendendo e o governo Lula foi se arrumando aos poucos. Principalmente na Economia. 

Os dados chegando de novo são bastante favoráveis. Previsão de inflação caindo e convergindo ainda mais para o centro da meta. Junho teve deflação de -0,08%. Em 12 meses está em 3,16%. Previsão do PIB em ascensão para 2,3% em 2023. Falava-se em 1% ou menos. 

Legislações importantes passando e andando no Congresso como a reforma tributária e as modificações no voto de qualidade no Carf. Arcabouço Fiscal próximo de ser finalizado na Câmara. Governo recuando no caso dos decretos do saneamento. Também não mexendo e aprimorando as metas de inflação. 

O Agro de novo. Previsão de nova safra recorde. Conab fala em 17% de aumento na produção de grãos. Consequências? Alimentos mais baratos e divisas nas exportações. 

Lula diminuindo os ataques ao BC sobre os juros. Selic deve cair em agosto. Vai reclamar do tamanho do corte. Faz parte.

Tudo isso somado reforça o detectado pela recente pesquisa da Quaest com 94 executivos financeiros do Rio e de São Paulo. Avaliação no mercado financeiro é de que política econômica está na direção certa, subindo de 10% para 47%. 53% dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses, em maio eram só 13%, enquanto 21% acham que a situação ficará pior, eram 61% e 26% afirmam que o cenário se manterá do mesmo jeito.

E a quem creditam toda essa melhora? 100% ao BC. 65% ao Haddad, 20% ao Congresso e só 3% ao Lula e o PT. ( evidente que a soma é maior que 100%). Pois é, ninguém é bobo. Principalmente nesse meio. Será que Lula e o PT aprendem?

A chaga continua.

ONU- FAO anunciou que em 2022 o Brasil retornou ao Mapa da Fome. 

No relatório global, segundo a organização, a prevalência da insegurança alimentar grave atingiu 15,4 milhões de brasileiros, ou seja, 7,3% da população. Entre os anos de 2019 e 2021 a insegurança alimentar não grave mas preocupante atingiu 61 milhões. O país havia saído do Mapa da Fome em 2014, por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional aplicadas desde meados da década de 1990 nos governos do FHC.

Mercado-Lógico

Blog: Fotografia precisa do momento.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

É... recebeu o País muito bem né...apesar dos manés?
Da mesma forma o Brasil caminha...
E a terrinha também...
Independente.

Mas um dia ainda vão fazer uma moção congatulatoria pro ministro da fazenda, aquele do Bozo...bom pra caramba....agora a gente esquece...é assim a vida.
O turco ta com a caneta.

Anônimo disse...

O Brasil só é maior quando ta governado pelo PT, sei...