Translate

domingo, 2 de abril de 2023

BATALHA DE VERDUN



"A Humanidade é louca. Tem de ser louca para fazer o que está a fazer. Que massacre! Que cenas de horror e carnificina! Não encontro palavras para exprimir as minhas emoções. O Inferno não deve ser tão mau. Os homens são loucos!"

Soldado Francês

A Batalha de Verdun, em 1916, foi a mais longa da Primeira Guerra Mundial. Mais de 300 mil soldados franceses e alemães morreram nela ao longo de dez meses. 

No total, mais de 2 milhões de soldados de ambos os lados passaram pela lama, trincheiras e arame farpado do que ficou conhecido como "moedor de carne de Verdun" - uma das maiores batalhas da história da humanidade.

Os alemães atacaram Verdun em um dia ensolarado em 21 de fevereiro de 1916. Em 16 de dezembro, foi anunciado o final da batalha.

Na França, Verdun está localizada em uma das principais estradas nas fronteiras da Alemanha que leva a Paris,

Em alguns dias, as forças alemãs ocuparam o vilarejo de mesmo nome perto de Duomont, onde capturaram os remanescentes da guarnição francesa local. 

Entre os franceses capturados, estava um policial de 25 anos, Charles de Gaulle, que já havia sido ferido pela terceira vez naquela guerra. Como resultado, ele passou 32 meses em cativeiro na Alemanha, embora temha tentado escapar muitas vezes. O futuro herói da Segunda Guerra Mundial e presidente da França foi libertado apenas após o armistício de Compiègne em novembro de 1918.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: