Translate

domingo, 2 de abril de 2023

A FERRAMENTA - ChatGPT



O "Estadão" solicitou que a ferramenta ChatGPT criasse textos à maneira de Clarice, Drummond e Rubem Fonseca, sobre o momento das escolas brasileiras. O resultado ficou aquém.

"Os professores são verdadeiros heróis que dedicam suas vidas a transmitir conhecimento, e estimular a criatividade e a formar cidadãos responsáveis. Mas como podemos exigir que eles cumpram essa nobre missão em meio ao medo e à insegurança ? "

Clarice Lispector

"A escola é o lugar onde sonhamos

O lugar onde plantamos as sementes da sabedoria

e onde buscamos crescer juntos, aprender juntos"

Carlos Drummond de Andrade

"Não há dúvida de que vivemos em um país violento e desigual, onde a pobreza e a falta de oportunidades afetam milhões de pessoas. Mas isso não justifica a brutalidade que estamos testemunhando nas escolas brasileiras.Os jovens que atacam seus colegas e professores não são apenas vítimas da sociedade, eles são também agentes da violência, perpetuando o circulo vicioso que nos assola."

Rubem Fonseca

Viver é Perigoso

7 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a ferramenta ChatGPT a Itália já baniu. 1.300 cientistas (entre eles Elon Musk) comunicadores/influenciadores/acadêmicos, centros universitários, pediram em carta aberta a paralisação do desenvolvimento das IAs por 6 meses.Como são projetadas/desenvolvidas com muito segredo em empresas privadas de alta tecnologia, com uma corrida de lançamentos antes das concorrentes, teme-se que percam o controle. Num dos trechos ressaltam:“Os sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade...a IA avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais."
E aí depois do ChatGPT veio o GPT-4 gerador de textos.
Uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, Ronaldo Lemos do Instituto de Tecnologia e Sociedade diz que a carta é inócua e que o debate sobre as IAs e suas influências sobre nós não se travará na ética mais sim na esfera econômica. Só sei uma coisa: pra minha cabeça está tudo muito rápido de mais. Mercado-Lógico


Edson Riera disse...

Mercado Lógico
Pensando nas possibilidades, isso me assusta. Podemos não ter limites.

Zelador

Anônimo disse...

Rubem Fonseca nunca escreveria esse texto. Muito ruim.
Drummond tem textos fantasticos e umas m***** ginasianas. O pior dos textos ginasianos do Drummond pode ser parecido.
(Aquele "vamos de mãos dadas" é terrivel, enquanto "a maquina do mundo" é divina)
Clarice eu nao conheço. Talvez por isso tenha gostado mais.

Anônimo disse...

Tá explicado. O Gondoleiro-blogueirinho está governando Itajubá usando as dicas do chat-gpt. É a única coisa que explica o caos que está esta cidade.

Anônimo disse...

A culpa é de quem de ter colocado o gondoleiro no governo? Heim? De quem?

Anônimo disse...

Do Chico.

Anônimo disse...

Do povo, que adora cair num conto do vigário.