Translate

sábado, 1 de abril de 2023

ARCABOUÇO FISCAL

l


Saiu um pouco diferente do que imaginávamos mas foi sem dúvida uma vitória da equipe da Fazenda.

Conseguiram um feito de pelo menos manter, o segredo por muitos dias. Tanto é que o mercado reagiu bem. Bolsa subiu e dólar caiu.

O que mais chama atenção são dois pontos:

1- as bandas para o déficit público ou resultado primário.

2- um piso para o crescimento das despesas mesmo em épocas de baixa arrecadação.

Vamos ver como ficará depois de apresentado o texto do Projeto de Lei ao Congresso e se os notáveis parlamentares não colocarão nenhum “jabuti” que comprometa o todo.

Não falam em aumento de impostos (alíquotas) nem em criação de novos (CPMF por ex.), mas uma coisa é certa: quem não paga ou paga pouco vai ser chamado a contribuir.

No segundo semestre teremos outra discussão importantíssima: a Reforma Fiscal.

Promete colocar o Brasil inserido no mundo que cobra Imposto sobre Valor Agregado, IVA acabando com a balbúrdia que é o ICMS que inviabiliza novos investimentos e onera demais as empresas tendo quase uma legislação específica para cada uma das 27 unidades federativas. Talvez ainda junto uma correção na tabela do IR, promessa de campanha e “sonho de consumo” da classe média.

Juntando isso a mudança em relação ao mundo com a inserção do país de novo no cenário internacional, preocupação com o Meio Ambiente, relação harmônica com os Poderes e preferências políticas a parte, enfim um mínimo de governabilidade.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: