Translate

sexta-feira, 25 de março de 2022

A VIDA COMO ELA É



Roberto Rodrigues foi um pintor, desenhista, ilustrador e escultor brasileiro. Nasceu em Recife em 1906.

Era filho do jornalista Mario Rodrigues, fundador dos jornais "A Manhã" e "Crítica", irmão do também jornalista Mário Filho e do dramaturgo Nelson Rodrigues.

Exímio desenhista, trabalhou como ilustrador nos jornais da família e em outros. Dividiu um ateliê com o pintor Cândido Portinari.

No dia 26 de dezembro de 1929, o jornal carioca "A Crítica", com ilustração do Roberto Rodrigues, acusou a também jornalista, Silvia Serafim Thibau (nascida em 1902), casada com o médico João Thibau Neto, de estar mantendo um caso com o também médico, Manuel Dias de Abreu, mais tarde inventor da abreugrafia.

No mesmo dia, irritada, Silvia tentou cometer o suicídio. Foi impedida pela família. Em seguida, foi até a loja "Espingarda Mineira", comprou uma arma e dirigiu-se até a redação do jornal para matar Mario Rodrigues. Como não encontrou o dono do jornal, acabou atirando no filho dele, Roberto Rodrigues, que veio a falecer, três dias depois.

No local, assistindo tudo, estava presente o Nelson Rodrigues, então com 17 anos.

O processo criminal foi destaque na imprensa. Silvia foi absolvida.

Dois anos depois de ser absolvida, Silvia se apaixonou pelo tenente-aviador Armando Menezes. Os dois tiveram um filho chamado Rohny.

Armando foi transferido para Curitiba e abandonou Silvia. Logo depois, um juiz decretou a prisão de Silvia, acusada de ter falsificado documentos para entrar numa faculdade de direito.

Silvia fugiu para Curitiba atrás de Armando. Foi rejeitada e tentou o suicídio num quarto de hotel.

Foi presa e transferida para a enfermaria da Casa de Detenção em Niterói.

Na madrugada de 27/4/1936, suicidou-se ao lado do seu filho de 3 anos, que estava dormindo.

Blog: Tentando entender um pouco sobre as inspirações do Nelson Rodrigues para narrar dramas do cotidiano.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: