Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

O MISTÉRIO DE LINDONÉIA

  


Quem nunca ouviu falar da Lindonéia ? Sempre intrigante.

"A Bela Lindonéia" ou melhor, "A Gioconda do Subúrbio" é uma obra enigmática do artista plástico Rubens Gerchman (1942/2008). Pode ser descrito assim:

O suporte é um espelho, no centro há o desenho de uma imagem feminina jovem, com marcas sombreadas, junto ao olho esquerdo, nariz e lábio inferior. Esse recurso da sombra pode ser simplesmente só a sombra, mas também sugere que tal pessoa possa ter sido agredida. Tal como alguém posando seriamente para uma fotografia 3x4, Lindonéia destila em seu olhar uma expressão de susto ou irritação. O desenho caricatural, de vertente serigráfica, e efeito pop nas cores alaranjado e preto, é emoldurado com motivos florais pintados no estilo rococó abrasileirado, kitsch, tal como os antigos entalhes nos vidros que cobriam os porta-retratos de casamentos de nossos avós.

Consta que Nara Leão encomendou a Caetano e Gil uma canção inspirada nesta obra.

Disse Caetano Veloso:

" Nara encomendou‑nos, a mim e a Gil, uma música que tivesse como tema ou inspiração um quadro do pintor Rubens Gerchman chamado Lindonéia, o qual representava, em traços distorcidos com dolorosa pureza, o que parecia ser a ampliação de um retrato três‑por‑quatro de uma moça pobre que ‑ dizia o texto‑título ‑ fora dada por perdida, emoldurada, à maneira kitsch dos retratos de sala de visitas suburbanas, por vidro espelhado com decoração floral. Gil fez a música um bolero entrecortado de iê‑iê‑iê ‑ e eu fiz a letra da canção, que manteve o nome “Lindonéia” e a história da suburbana desaparecida ".

O resultado é a conhecida composição em ritmo abolerado que Nara, de forma delicada, registrou em sua participação no disco do movimento tropicalista, "Tropicália ou Panis et Circenses " - 1968

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: