Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

PREMEDITANDO O BREQUE



Em primeira mão: Aguardem !

Todos acompanharam a aprovação pela Câmara Federal da liberação dos jogos no País. Ainda será objeto de muita discussão.

Muitos tomaram conhecimento do Decreto 10.979 assinado pelo Jair na semana passada, estabelecendo a redução de 25% da alíquota do IPI para todo o País. Como escrito, ferindo de morte a ZFM, onde existe isenção do imposto.

Premeditando o breque

Para quem está chegando agora, no dia 26 de março de 1976 foi inaugurado, com a presença do Presidente Geisel, o Hotel Tropical de Manaus. Um empreendimento extraordinário, para se dizer pouco.

Ao todo, o hotel possui uma área de 400 mil m² de terreno até as margens do Rio Negro. A estrutura do prédio ocupa uma área de 61 mil m², com 611 apartamentos. Construído em estilo arquitetônico colonial e horizontal, o hotel tem seis blocos, sendo inaugurados em etapas.

Está localizado a apenas a 10 km do Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes e a 16 km do centro de Manaus. O lugar foi desenvolvido para parecer um hotel voltado e integrado à natureza, para proporcionar uma chamada "imersão pela Amazônia".

No passado glorioso, foi o local de hospedagem escolhido por diversas celebridades nacionais e internacionais.

Lá estiveram o príncipe Charles e a princesa Diana, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o fundador da Microsoft, o bilionário Bill Gates. Elton John, o escritor colombiano Gabriel García Márquez e cantoras, como Gloria Gaynor e tantos outros.

Estive lá muitas vezes. Hospedado, visitando, buscando e levando amigos.

Num domingo pela manhã, no início de 1980, no Tropical, olhei de lado e cumprimentei uma moça bonita. Era a Bo Derek, do filme Mulher Nota 10. Ah! ela estava com o marido, John Derek.

O Hotel era uma das propriedades do conglomerado de empresas da Varig Linhas Aéreas. Entrou em crise a partir de, junto com a empresa. Encerrou as suas atividades em  2019.

Foi a leilão e arrematado pelo Grupo Fametro, que administra um Centro Universitário. Desta vez, o estabelecimento teve mais sorte, e foi vendido por 91 milhões. O o valor do local havia sido estimado em 200 milhões.

Concluindo: No final de 1977, quando estive (trabalho) em Manaus e lá hospedado, curioso como sempre, foi me mostrado uma luxuosa área fechada ao público. Um enorme salão com roletas, mesas de feltro verde e máquinas caça-níqueis. Uma Las Vegas. Tudo coberto.

Os investidores da época, contavam com a permissão para jogos, exclusiva para a região, da mesmo forma que os incentivos fiscais ainda existentes.

Tempos atrás, o Paulo Guedes se manifestou favoravelmente aos jogos, desde que, funcionando em resorts.

Aguardem uma Las Vegas na selva amazônica, também para compensar a queda no IPI para outras regiões do País. 

Em tempo: O filho do Jair, Eduardo, junto com o ministro do turismo, o sanfoneiro Gilson Machado e outros, estev em Las Vegas de 19 a 26 de janeiro de 2020, em reuniões com o Carnival Group e a Royal Caribbean International, em Miami, e com o presidente e CEO do Las Vegas Sand Corporation, Sheldon Adelson.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: