Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

COMUNISTA NO SÍMBOLO MAIOR DO CAPITALISMO


 

No dia 2/12/2004, comprei no Aeroporto Santos Dumont o excelente "David Rockefeller - Memorias", Editora Rocco. Ando relendo e reparando em muito.

Todos, ou quase todos, sabem da importância do Rockefeller Center para a cidade de Nova York. Foi construído pelo pai do David, John D. Rockefeller. A curiosidade está descrita no livro.

Trata-se do famoso mural encomendado ao pintor e muralista mexicano Diogo Rivera (marido da Frida Kahlo), para o lobby de entrada do Rockefeller Center. (foto e detalhe acima).

Diego Rivera era amigo dos Rockefellers e como quase todos os artista da época (e de hoje também)  tinha uma orientação de esquerda, tendo sido, inclusive, membro do Partido Comunista Mexicano.

O esboço do mural foi aprovado. Rivera deu o nome de "O homem na encruzilhada).Um mural de forte conotação política.

Quando o mural estava quase concluído, Rivera acrescentou um retrato inconfundível de Lenin dando a mão aos trabalhadores.

Foi demais. Tentaram fazer com que Rivera retirasse o Lenin. Ele recusou.

Rivera recebeu o pagamento combinado e a obra foi destruída.

Anos depois, Rivera reproduziu o mural (incluindo o a imagem do John D. Rockfeller tomando um martini com um grupo de mulheres maquiadas). A obra está localizada no Palácio de Belas-Artes da cidade do México.

É a vida...

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: