Translate

terça-feira, 29 de novembro de 2022

OUTROS TEMPOS

Espanha no coração:

No coração de Neruda,

No vosso e em meu coração.

Espanha da liberdade,

Não a Espanha da opressão.

Espanha republicana.

Carlos Drummond de Andrade

Outro dia visitando a Festa do Livro da USP, um evento espetacular, levei um tempo admirando o stand da Editora da Universidade de São Paulo. Para se admirar, livros interessantes, esclarecedores e que, aparentemente, não frequentam as prateleiras da livrarias.

Entre outros consegui um livro sobre um tema que sempre me atraiu muito. A Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Em intervalos de viagens de trabalho já estive pessoalmente em locais históricos do interior da Espanha (inclusive em Guernica - País Basco).

O livro "A Solidariedade Antifascista - Brasileiros na Guerra Civil Espanhola " - Thaís Battibugli.

Interessante: 16 brasileiros lutaram na Espanha, sendo 14 militares e dois civis. Todos comunistas.

Os militares Alberto Besouchet, Apolonio de Carvalho, Carlos da Costa Leite, David Capistrano da Costa, Delcy Silveira, Dinarco Reis, Eneas Jorge Andrade, Hermenegildo de Assis Brasil, Homero de Castro Jobim, Joaquim Silveira dos Santos, José Gay da Cunha, José Correa de Sá, Nelson de Souza Alves, Nemo Canabarro Lucas.

Os civis Roberto Morena e Eny Silveira.

Também foram para a Europa, porém não combateram, Alcedo Cavalcanti, Carlos Brunswick França, Celso Tovar Bicudo de Castro, Paulo Machado Carrion e Sildio Porto Dias.

Os militares brasileiros comunistas deixaram o País após o fracasso da Intentona Comunista de 1935. Muitos foram presos, condenados e fugiram da repressão do Governo Vargas.

Interessante conhecer detalhes da história.

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: