Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

QUINTINO BOCAIUVA - ATUAL



"Como republicano e patriota, sou hoje acessível a dois únicos sentimentos: o da tristeza e o da vergonha"

Quintino Bocaiuva (1900)

Cresci com o nome do Sr. Quintino Bocaiuva na cabeça. Explico: Meus avós Pio Gomes Ribeiro e Maria Virgínia, moravam na última casa da Rua Quintino Bocaiuva, no Morro Chic.

Quintino Antonio Ferreira de Sousa, nasceu em Itaguai (RJ) em 1836. Adicionou o Bocaiuva ao nome, em 1851. Foi jornalista e político. Seu pai era baiano e a mãe, argentina.

A aproximação de personalidades civis e militares descontentes com o regime monárquico, foi decisiva nos acontecimentos que levaram à deposição do Imperador e à Proclamação da Repúlica (1889).

Foi o único civil a cavalgar, ao lado de Benjamin Constant e do Marechal Deodoro da Fonseca, com as tropas que se dirigiram ao quartel-general do Exército, na manhã de 15 de novembro, quando da proclamação da República.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

E os milicos hein? diziam que iam fazer auditoria na eleições. agora dizem que só fiscalizam. e vai durar até o fim do ano. pensei que após a eleição iria deixar pra lá as ameaças do jair cash. não. vai durar até o natal se perder. um presentão.

Anônimo disse...

Pois é pressão por todos os lados. Involuímos. A modalidade escolhida agora é o Assédio Eleitoral. Prática no âmbito empresarial constitui uma versão atualizada do voto de cabresto.1.112 denúncias até agora. MG é a campeã com quase 300. O último caso foi num frigorífico de Betim. Adivinhem, pressão a favor de Bolsonaro. Estamos lascados.