Translate

segunda-feira, 28 de março de 2022

CANTINHO DA SALA

 

Lygia Pape

"Eu sou intrinsecamente anarquista. Isto não significa que seja desestruturada. Mas tenho uma vontade terrível de não respeitar as estruturas rígidas. Não suporto poder e hierarquias. Tanto é que minhas aulas são antiaulas. O processo de aprendizado é uma elaboração perene e individual, porque cada um tem um tempo próprio de crescimento. Tento passar para os alunos um conceito de liberdade. Isso fica muito marcado. Na aula de desenho, por exemplo, muitas vezes começo trabalhando com jornais. O aluno já inicia encarando uma página de jornal como um desenho, sentindo as tonalidades dos cinzas, as manchas, e tendo de interferir nas imagens fotográficas. Desse modo, vai recriando as imagens e começando a ter um outro olhar em relação às coisas, aprendendo a perder o sentido de discriminação do que é arte e do que não é".

Lygia Pape

Lygia Pape, foi uma gravadora, escultora, pintora, cineasta, professora e artista multimídia brasileira, identificada com o movimento conhecido por neoconcretismo. Nasceu em Nova Friburgo em 1927. Tomou o barco no Rio de Janeiro em 2004. Foi casada com Gunther Pape, com quem teve duas filhas, Paula e Maria Cristina.

Curiosidade:

Lygia foi a criadora das embalagens dos biscoitos da marca Piraquê. A principal característica delas é a repetição dos elementos gráficos que se tornou nacionalmente conhecida e associada à marca.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: