Translate

sábado, 16 de janeiro de 2016

VOLTOU AO TOPO DAS PARADAS


O bom e velho Rio Sapucaí reapareceu com força total. Abandonado, esquecido e maltratado, está sendo fotografado em todas posições e maneiras. A chuvarada tornou o rio da nossa aldeia, robusto, caudaloso e orgulhoso.
A primeira cheia depois da absoluta propagação dos smartfones e dos grupos do facebook. Tem como coadjuvante o Ribeirão Zé Pereira do BPS.
Ate mesmo os administradores municipais, como quase todos os moradores, estão de olho no seu nível, medido pelas réguas instaladas estrategicamente. 
O Sistema eletrônico de Monitoramento foi deixado de lado fustigado por ciúmes. Voltamos ao antigo Sistema José Ribeiro instalado na Ponte Santo Antonio.
Lógico que o responsável pelo quase dilúvio não foi o Prefeito. Pelo contrário. Pelas declarações oficiais foi a atenta Administração que providenciou a parcial estiagem que acontece. Já está bom.
O nosso possível alívio significa a transferência natural das preocupações para Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e outras rio abaixo.

Como escreveu Brecht, "Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem"

É a vida...

Viver é Perigoso

22 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a estiagem de hoje nos salvou. Mais algumas horas de chuvarada e távamos lascados. Réguas instaladas estrategicamente onde?

Anônimo disse...

O melhor são os políticos especialistas em hidráulica e hidrologia!!! É de chorar, ou melhor, é doer, ouvir as asneiras que balbuciam para o povo. Mas tudo bem, este ano, teremos eleições e, graças a "Deus" ou a "São Pedro" não termos uma enchente de maiores proporções. “A visualização das réguas não deixou que nada pior nos acontecesse”, UM vai dizer. Outubro está próximo... E estas palavras soltas ao vento, ou melhor, nas águas, serão lembradas.

Edson Riera disse...

Anônimo das 19:59 horas,

Instaladas (fincadas no leito do rio) em priscas eras em locais de fácil acesso.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 20:18 horas,

As águas do Sapucaí colocaram ou colocarão no ostracismo as águas das fontes. Disse o Pensador.

Zelador

Anônimo disse...

Se fosse narrada em rádio, ouviríamos um "NA TRAVE!!!!"
Enchente adiada, por ora.

Edson Riera disse...

Anônimo das 21:56 horas,

Ou talvez, "salvo pelo gongo".

Zelador

Anônimo disse...

Não esquenta anônimo 20:07, o homi sabe tudo. Se não sabe chuta.
ou como diria o famoso locutor da Band Geraldo José de Almeida: Foi por muito pouco, pouco, pouco, muito pouco mesmo.

Anônimo disse...

O que nao faz uma disputa politica....Galerinha torcendo e rezando para uma enchente...O sofrimento terrivel que provoca no povo uma enchente??E dai?O que interessa e a politica,o desgaste do prefeito,a proxima eleiçao...Ainda bem que esse sentimento e exclusivo da meia duzia que nao esta la,mas quer estar!!Mas nao e vc ,Riera...Vc e diferente...Ate tentou chegar,com grande sacrificio pessoal,foi a contragosto.Mas esse povo ingrato,inclusive da Boa Vista,uma vez que perdeu ai tambem,nao entendeu seu gesto grandioso....Edson Riera,nosso Oraculo!!!O pai dos anonimos de Itajuba!!!

Celem disse...

Zé, o mesmo fenômeno que nos trouxe chuvas e preocupações (ZCAS), agora leva alívio para o norte de Minas. Muita chuva por lá. Outra coisa, o sistema de alerta de cheias do Estado (Igam), com quatro estações a montante de Itajubá, simplesmente não funcionou. Disponível em http://www.simge.mg.gov.br/
Abs.
Celem

Anônimo disse...

Zelador, com seu vasto conhecimento, no momento, para bastiãozinho seria melhor ter ou não ter enchentes? Se ter, qual a intensidade?

Anônimo disse...

Viram a área do pirangussu? Tudo alagado, até na Mahle. Alínea L - aterro - alagou. Aterro do aeroporto faltou pouco.Só louco investe naquele lugar!

Edson Riera disse...

Anônimo das 19:31 horas,

Todos perdem com inundações. Fique tranquilo, o seu lugar está garantido, pelo menos até o dia 31/12/2016.
Depois...não sei.
Lembre-se que os votos não são identificados. São anônimos.
Como tenho escrito, prefiro lidar com os anônimos do que com fakes.

Zelador

Edson Riera disse...

Celem,

É difícil lidar com "cabeçudos". Já estou perdendo a paciência.

Abraço,

Edson Riera disse...

Anônimo das 21:26 horas,

Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso não deseja prejuízos para ninguém e muito menos lucros com dramas e tragédias. Fico feliz com chuvas e me preocupo com muita chuva.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 21:19 horas,

O aterro nas margens do Ribeirão Pirangussu foi um crime ambiental promovido pelo Prefeito e pelos vereadores que o aprovaram.
Insensatez. Dados técnicos comprovam.

Zelador

Anônimo disse...

Não respondeu minha pergunta......
Para bastiãozinho e melhor ter enchentes, ou não ter?

Edson Riera disse...

Anônimo das 10:45 horas,

Enchentes não são boas para ninguém. Aliás, conforme aprendi no Grupo Escolar Rafael Magalhães, são boas para os egípcios. O Rio Nilo, após as cheias, deixa no terreno que foi alagado nutrientes bons para a agricultura.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador, sem querer lhe importunar. Responda então: As enchentes de 2000 faram boas ou ruins, para o chico marques?
Obrigado

Edson Riera disse...

Anônimo das 13:54 horas,

Lógico que foi ruim para o Chico Prefeito, para mim (a água entrou 40cm na minha casa), todos os itajubenses tiveram prejuízos. A reação do Chico na época foi rápida e objetiva. Tinha prestígio com o Governador e o Presidente da Republica, que por aqui circularam. Posteriormente, sei lá como funcionou, uma parceria PMI e Copasa, interviu decisivamente na desobstrução da calha do Sapucai. O Eng. Thales (Copasa) me falou certa vez sobre a capacidade de vazão do Rio, antes e depois da intervenção. Melhorou e tem evitado desastres do porte de 2.000. O Prefeito atual tomou uma providencia boa (está registrado no blog) que foi a troca do tubulão do ribeirão Anhumas, debaixo da BR-459. Creio que tem ajudado no melhor escoamento da água.
Zelador

Anônimo disse...

Vou responder para você zelador, curto e grosso!!! Chico marque foi reeleito, unica e exclusivamente por causa da enchente. Sai de herói!!

Edson Riera disse...

Anônimo das 21:23 horas,

Ô Cara ! tanta conversa e tanta enrolação para dizer isso ? Um prefeito é reeleito não só pelo que fez, mas também pelo que propõe a fazer.

Ah! em tempo, me tornei contra qualquer reeleição. Generalizar é um erro, mas no caso ficou mais fácil e compreensível.

Zelador

Anônimo disse...

Não zelador, eu Tô querendo e´arrancar de você que, bastiãozinho está torcendo dia e noite para acontecer uma enchente, muito maior que a do chico marques!!!! KKKKKK