Translate

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

MERCADO LÓGICO


Clima árido detectado no Brasil

Mais uma péssima notícia. Das consequências das mudanças climáticas para nós. 

Trabalho conjunto de especialistas do CEMADEN – Centro de Monitoramento e Desastres Naturais e do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectou na Bahia o primeiro sinal de CLIMA ÁRIDO no Brasil. Muito semelhante a desertos. O SEMIÁRIDO nordestino e do norte de Minas já conhecemos. O estudo como outros já identificou também o avanço do semiárido. Mais de 35.000 Km2 por década!!!! Agora não só ele. Chegamos ao deserto.

O que caracteriza o clima árido é a falta constante de umidade no clima. Diferente da seca em que os períodos sem e com chuva se alternam. Na aridez a falta de umidade é permanente.

A região em que foi detectada a aridez severa fica no centro/norte da Bahia. Divisa com Pernambuco. Aproximadamente 6.000 Km2. Quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo!!!

Conhecemos não de muito tempo o avanço das áreas agricultáveis no cerrado. Incluindo a BA. Graças a tecnologias introduzidas pela Embrapa e precursores do moderno agro brasileiro. Sem dúvida o aparecimento de aridez severa e o crescimento do semiárido podem comprometer a região e ferir de morte o setor num cenário não muito distante.

Sempre lembrando a definição: Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro. Tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. No mínimo para efeitos de estudos são 30 anos. Embora tempo e clima sejam comumente usados para designar o mesmo estado atmosférico, são conceitos científicos diferentes.

PS - E por enquanto é só um alerta do sistema elétrico: mesmo no período de chuvas os rios brasileiros estão com a vazão baixa.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Lei do retorno! Bem feito.