Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2024

JUÍZO MOÇADA !


" Maurice Hilleman (1919-2005) deveria ter uma estátua em cada cidade do planeta. Este cientista incomumente produtivo desenvolveu mais de 40 vacinas. Milhões de humanos que hoje habitam a Terra só estão vivos por causa de seus esforços. Num caso raro de transcendência em ato, Hilleman continua a salvar vidas mesmo depois de morto, já que suas vacinas seguem sendo usadas.

Mas Hilleman não só não coleciona muitas estátuas como é um nome pouco conhecido fora dos círculos especializados. Pior, no fim da vida, enfrentou uma campanha de ódio devido ao falso rumor de que uma de suas vacinas causa autismo. Adultos já passamos da idade de acreditar na falácia do mundo justo, mas é preocupante constatar que coberturas vacinais estão em queda em várias partes do globo. Não se trata só de ingratidão, mas de comportamento autodestrutivo. Combater essa tendência é uma prioridade global..."

Hélio Schwartsman

Em tempo:

Maurice Ralph Hilleman nascido em Montana em 1919 foi um microbiólogo norte-americano, especialista em vacinologia. Maurice desenvolveu mais de quarenta vacinas, algumas delas vacinas obrigatórias dos calendários vacinais. Das catorze vacinas rotineiramente recomendadas pelas cartilhas de vacinação, ele desenvolveu oito delas: sarampo, caxumba, hepatite A, hepatite B, catapora, meningite, pneumonia e a bactéria Haemophilus influenzae.

Ele também foi essencial nas descobertas do adenovírus responsável pela constipação, dos vírus da hepatite e do vírus causador de tumores SV40.

Segundo estimativas, suas vacinas salvam cerca de 8 milhões de vidas por ano. Muitos o descrevem como o mais influente vacinologista de todos os tempos. Ele foi notado por alguns pesquisadores como tendo salvado mais vidas do que qualquer outro cientista no século XX.

Tomou o barco na Filadelfia em 2005.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: