Translate

sábado, 25 de maio de 2024

PRIMEIRO VOO NO BRASIL



O primeiro voo no Brasil e na América Latina foi realizado por Dimitri Sensaud de Lavaud, na cidade de Osasco

Na manhã de 7 de janeiro de 1910, o aviador Dimitri Sensaud de Lavaud decolou com o avião São Paulo após uma série de testes, onde hoje é a cidade de Osasco.

Em poucos instantes, o avião cruzava a atual avenida dos Autonomistas, no centro da cidade. Após correr 70 metros, o avião saiu do chão, e percorreu 103 metros em seis segundos a uma altura entre dois e quatro metros acima do chão. O motor parou repentinamente, causando a queda do avião. Durante o pouso forçado, o avião quebrou uma roda. Lavaud conseguiu sair do assento do avião impactado por conta própria, e foi aplaudido por quem estava testemunhando a façanha.

Apesar de nunca ter estudado em uma escola de engenharia, tornou-se engenheiro autodidata, inventor e aviador. A aeronave usada foi desenvolvida pelo próprio Lavaud com o auxílio do mecânico Lourenço Pelegatti.

Dimitri Sensaud de Lavaud, nasceu em 1882 em Valladolid, na Espanha. Mudou-se para o Brasil no final do século 19. Naturalizado brasileiro, era flho da russa Alexandrine Bognoff e do barão francês Evariste Sensaud de Lavaud. Foi morar com sua família em Osasco.

Apesar de nunca ter estudado em uma escola de engenharia, tornou-se engenheiro autodidata, inventor e aviador.

Uma réplica do avião São Paulo ficou em exposição no "Museu Asas de um Sonho", em São Carlos (SP), até o seu fechamento em 2016.

Em tempo, em setembro de 1906, Santos Dumont realizou o primeiro voo registrado com o avião 14-Bis em Paris, na França.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: