Translate

sexta-feira, 3 de maio de 2024

MERCADO LÓGICO



Os sinais do aquecimento global estão todos aí. Só não vê quem não quer.

9 ondas de calor em 2023. Até agora 4 ondas de calor em 2024. Isso só no Brasil. Onda de calor é definida quando as temperaturas atingem de 3 a 5 °C acima da média histórica. Por mais de 5 dias.

E a chuvarada no sul? O maior volume de chuva já registrado historicamente no Estado gaúcho. 3 grandes enchentes em 8 meses. 100 mortes. 2 enchentes em Sta. Catarina.

Vários ciclones extra tropicais. Inúmeros alertas de tempestades/ventania. Agora as micro explosões atmosféricas. São grandes mudanças na direção dos ventos. Nas altas altitudes. Choques de massas de ar de diferentes temperaturas.

Alguma dúvida de que a chuvarada no sul está demorando para ir embora por causa do grande bloqueio atmosférico? Sobre grande parte do Brasil? Da onda de calor no sudeste/centro oeste? E o que provoca o bloqueio? Uma das causas e a maior é o aquecimento dos oceanos. As águas dos mares subiram 1°C nos últimos anos.

E estamos fazendo o que como moradores/eleitores do planeta para minimizar isso? Nada.

Estão chegando eleições municipais. Algum sinal de que o assunto aquecimento global será discutido pelos candidatos da sua cidade? Quase nada. Lembremos que alguns dos principais fatores que favorecem o aquecimento global acontecem nas cidades.

Existe uma campanha chamada VOTO SEM VACILO. https://votosemvacilo.org.br/ Participe.

Polarização política é que fala mais alto. No momento.

O negacionismo climático perdeu a eleição nacional. Mas seus seguidores e políticos da corrente ainda estão todos por aqui.

Como diz o mestre se não mudarmos:estamos lascados. 

Oremos mesmo.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Outra forma de saber como os administradores públicos municipais encaram o problema das mudanças climáticas e meio ambiente nas cidades, é ver quanto foi destinado nas rubricas orçamentárias da área ambiental dos municípios,como investimentos e programas permanentes. Fora os gastos com o custeio da própria área. Dê uma olhadinha no sua cidade. Um requerimento com apoio da Lei de Acesso a Informação - LAI- nº 12.527 ao prefeito, ou secretário da área. É um direito dos cidadãos.
A Constituição diz:"todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado."
No caso de candidatos a reeleição ou de quem já esteve administrando a sua cidade saber o que fez ou quanto destinou de recursos ajuda muito na definição ou não do voto.
Gostei da campanha Voto Sem Vacilo.
Causídico Jurássico