Translate

domingo, 26 de maio de 2024

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


"O Prefeito Escritor" - Graciliano Ramos - Editora Record (112 páginas). O Graciliano desconhecido do grande público: o Graciliano político, prefeito compenetrado e zeloso de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas.

Trechos destacados pelo tambem escritor Ruy Castro.

Sobre a construção de um novo cemitério: "Os trabalhos a que me aventurei necessários aos vivos não me permitirão esta obra. Os mortos esperarão mais algum tempo. São os munícipes que não reclamam". Sobre o serviço de luz contratado por seu antecessor: "Apesar de ser negócio referente à claridade, julgo que assinaram aquilo às escuras. Pagamos até a luz que a Lua nos dá". Sobre as estradas que encontrou no município: "Há lugares que só podem ser transitados por automóvel Ford e lagartixa". Sobre o dinheiro do povo: "Transformando-o em pedra, cal, cimento etc., procedo melhor do que se o distribuísse com meus parentes, que necessitam, coitados".

Curiosidades: O prefácio do livro é assinado pelo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em tempo, só lembrando que Graciliano Ramos escreveu também, "Memórias de Cárcere).

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Na opinião do Ruy Castro
A literatura ganhou um raro escritor. E o Brasil perdeu um prefeito mais raro ainda.