Translate

terça-feira, 7 de maio de 2024

É A VIDA...



Sou do tempo em que era praticamente proibido mencionar a palavra câncer. No máximo poderia ser menciodado "doença ruim".

Mesmo com o extraordinário avanço da medicina, sei lá a razão, mas continuo evitando dizer a palavra.  

Como curiosidade:

Origem da palavra câncer tem origem no final do século 5º a.C. Os médicos usavam a palavra "karkinos"- a antiga palavra grega para caranguejo - para descrever tumores malignos. Mais tarde, quando os médicos de língua latina descreveram a mesma doença, eles usaram a palavra latina para caranguejo: câncer. Portanto, o nome pegou.

Uma das primeiras descrições de alguém com câncer vem do século 4º a.C.

Satyrus, tirano da cidade de Heracleia, no mar Negro, desenvolveu um câncer na região da virilha. À medida que o câncer se espalhava, ele tinha dores cada vez maiores. Não conseguia dormir e tinha convulsões.

Os cânceres avançados nessa parte do corpo eram considerados inoperáveis, e não havia medicamentos fortes o suficiente para aliviar a agonia. Portanto, os médicos não podiam fazer nada. Por fim, o câncer tirou a vida de Satyrus aos 65 anos de idade.

O médico Galeno (129-216 d.C.) descreveu o câncer de mama em sua obra "A Method of Medcine to Glaucon " e comparou a forma do tumor à forma de um caranguejo: "Vimos com frequência nas mamas um tumor exatamente como um caranguejo. Assim como esse animal tem pés em ambos os lados do corpo, também nessa doença as veias do inchaço não natural são esticadas em ambos os lados, criando uma forma semelhante à de um caranguejo".

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: