Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2024

CANTINHO DA SALA

Chiura Obata

Quando o professor de arte da UC Berkeley, Chiura Obata, foi preso no deserto da Califórnia como nipo-americano durante a Segunda Guerra Mundial, sua vida foi profundamente perturbada. Mas a experiência teve uma fresta de esperança para sua obra de arte. Como ele disse mais tarde: “Se eu não tivesse ido a esse tipo de lugar, não teria percebido a beleza que existe naquela enorme desolação”.

Mais conhecido por suas paisagens da Serra, Obata infundiu poder visual e emocional em suas pinturas. Este ano, várias de suas pinturas sobre o internamento estão sendo adicionadas à coleção do Museu Nacional de História Americana do Smithsonian.

Obata nasceu em 1885 na província de Okayama no Japão. Em 1903, Obata partiu para os Estados Unidos. Conseguiu conseguiu ganhar a vida na Califórnia como ilustrador para diferentes jornais. 

Foi ilustrador e designer de capa da revista Japan. Seguiu pintando paisagens por toda a Califórnia, com muitas exposições de muito sucesso. Em 1932, Obata foi nomeado instrutor do Departamento de Arte da Universidade da Califórnia, Berkeley. Com a Segunda Guerra Mundial, em abril de 1942, Obata foi internado no centro de detenção de Tanforan.

Na primavera de 1943 foi libertado, mudando-se com sua família para St. Louis, Missouri.

Chiura Obata tomou o barco em 1975, aos 89 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: