Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2024

CANTINHO DA SALA

 

Leonora Carrington

Este ano marca o 100º aniversário do Surrealismo. A linguagem dos Sonhos.

As origens do surrealismo estão no trauma coletivo da Primeira Guerra Mundial e na epidemia global de gripe de 1918. 

Convencido de que o mundo racional e masculino era o culpado por tais horrores, o fundador do grupo, o escritor francês André Breton, procurou uma alternativa “irracional” enraizada no mundo do subconsciente e dos estados de sonho.

No primeiro “manifesto surrealista”, um folheto explicativo publicado em Outubro de 1924 em Paris que delineava os ideais do grupo, Breton apelou a uma revolução no pensamento “ditada pela ausência de todo controle exercido pela razão”. Um movimento de rebelião contra as instituições, a religião, o exército e todos os poderes que tentaram aprisionar a mente”,

A pintora, escultora e escritora britânica Leonora Carrington, que buscou a liberdade tanto na sua vida como no seu trabalho, continuam a influenciar uma nova geração de artistas. Leonora nasceu em Lancarshire, na Inglaterra em 1917. Viveu a maior parte de sua vida no México, onde tomou o barco em 2011.

Em seu livro “Novo Surrealismo: O Estranho na Pintura Contemporânea”, o artista e escritor Robert Zeller: Pode ser difícil expressar-se e expressar suas crenças sem ofender alguém. Mas ninguém ficará ofendido com o uso da linguagem dos sonhos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: