Translate

sábado, 30 de março de 2024

PÁSCOA


Páscoa se origina da palavra em latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach/ Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” está descrita no Antigo Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo. Já no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo.

" Páscoa significa passo. Passo da escravidão para a liberdade, passo da desesperança para a esperança, passo da morte para a vida.

Vivemos dando passos até lugar nenhum. Passos sem sentido, passos superficiais, passos sem transcendência. Esses passos que geram um vazio interior, que produzem insatisfação.

Existem outros passos. Passos com sentido, passos libertadores, passos que fazem a gente respirar melhor e mais profundo. Passos vitais. Alegres.

Ressuscitar parece um ato incrível e maravilhoso, porém todos nós temos a possibilidade de ressuscitar diariamente, mas não temos a coragem para fazê-lo. Porque ressuscitar é uma decisão vital e radical pela vida, carrega ter vontade de viver e procurar motivos para estar vivos. Trata-se diante cada acontecimento, por mais insignificante que seja, dê um impulso capital pela luz.

No meio da insatisfação geral nos nossos dias e da correria diária até lugar nenhum, muitas vezes esquecemos a importância de procurar nossos pequenos espaços de luz. E não estou falando de uma coisa mística e distante, mas de uma coisa bem terrenal: a luz que dão algumas conversas com amigos, a luz que dá ajudar aos outros, a luz que dá a leitura de um bom livro, a luz que dá conversar com os filhos sem telefones na mão.

Na correria de nossa constante fuga, esquecemos a luz da cotidianidade. Essa que é simples...e porque é simples é também refulgente e calorosa.

Se a gente acredita que a luz é maior que a escuridão, então isso deve poder ser percebido no nosso rosto. Tem que ser possível olhar uma pessoa e perceber o que essa pessoa tem, por natureza, esperança. Muitas pessoas que acreditam em Deus esquecem que seu rosto não está mostrando aquela luz na qual eles acreditam."

NIcolás José Isola (extraído)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: