Translate

quinta-feira, 7 de março de 2024

MULHERES QUE FORAM A LUTA ARMADA


Lena - Regilena Carvalho nasceu em Pedralva em 9 de janeiro de 1947, a quinta filha do Dr. Bertolino Mendes de Carvalho e da Professora Maria Aparecida Silva de Carvalho. Criou-se em Itajubá. Dr. Bertolino foi político do PTB. Homem sério.

Casou-se com Jaime Petit da Silva em 24 de setembro de 1968, o ano que não terminou, segundo o escritor Zuenir Ventura. O AI-5 (ato institucional nº 5) foi publicado no dia 13 de dezembro de 1968.
Jaime foi preso no Congresso de Ibiúna em 12 de outubro de 1968. Um mês após o casamento.

Regilena foi visitá-lo com a mãe no Presídio Tiradentes em São Paulo.

Jaime, nascido em Piratininga-SP, veio morar com o irmão Lúcio, dois anos mais velho, em Itajubá, onde estudaram engenharia. Isso aconteceu a partir de 1962. Jaime se mantinha dando aula de matemática e física nos colégios de Itajubá e Brazópolis. Jaime foi dirigente do Diretório Acadêmico e integrante do PC do B.

Chamado para responder processo no 4º Batalhão de Engenharia e Combate, Jaime não compareceu. Foi condenado à revelia. Em julho de 1969 estavam em Goiania, com Jaime trabalhando com eletricidade rural e Lena, como secretária e auxiliar de hospital.

Em abril de 1971 estavam no Araguaia. A operação contava com 69 guerrilheiros. Entre eles, Lúcio Petit, sua esposa Lúcia Regina, a irmã Maria Lúcia, Jaime e a esposa Regilena.

Dos 69 guerrilheiros, 59 foram mortos, parte deles depois de presos. Entre eles, 12 mulheres. Lúcio, Jaime e Maria Lúcia, ficaram definitivamente nas margens dos Araguaia.

" O Jaime me amava loucamente e eu era louca por ele. Como é que a gente ia ficar longe ? Essa questão nem se colocou. Eu acreditei na proposta pelo entusiasmo dele, que aquilo era muito grande. Não tinha argumentos contrários do ponto de vista político ou teórico. Para mim aquilo ali era uma lei, o caminho correto, e acabou. Acreditei no caminho da luta armada. Isso era muito claro. Um rapaz que não podia estudar, não podia participar de um congresso, não podia falar o que pensava. Que diabo de vida era aquela, com tudo proibido ? É evidente que o fato de ele ser meu marido pesou muito, foi fundamental. Então eu fui. 

Decisivo: Estavam no acampamento, Jaime e Regilena, quando Cazuza e Mundico chegaram esbaforidos: - O exército metralhou e matou a sua irmã Maria Lúcia. O Jaime caiu e rolou. Estava de calção e tinha o corpo molhado. Caiu e rolou nas folhas. Quando levantou era uma figura terrível, parecia um vegetal. Em prantos. Eu joguei água na cabeça dele, no corpo dele. Tirei folha, terra, formigas.

A Regilena se entregou. - Aí eu entrei num processo de derrota. Eu falava para Jaime que não acreditava mais. Foi cercada por oito para-quedistas, colocada num helicóptero e levada para Xambioá. No dia seguinte, colocada num avião e levada para Brasília.

Regilena saiu da prisão em dezembro de 1972. Jaime foi morto no Araguaia no dia 22 de dezembro de 1973.

Regilena tomou o barco em 2018, no Rio de Janeiro.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: