Translate

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

CANTINHO DA SALA

Joan Snyder - Porque (2012)

Nascida em 16 de abril de 1940 em Highland Park, NJ, Joan Snyder ganhou a atenção do público pela primeira vez no início dos anos 1970 com suas “pinturas de traços” gestuais e elegantes, que usavam a grade para desconstruir e recontar a história da pintura abstrata.

No final dos anos 70, Snyder, abandonando a formalidade da grelha, começou a incorporar símbolos e textos de forma mais explícita, incorporando a sua forte crença na ideia de uma sensibilidade feminina, à medida que as pinturas adquiriam uma materialidade mais complexa.

Muitas vezes referida como uma artista autobiográfica ou confessional, as suas pinturas são essencialmente narrativas de experiências pessoais e comunitárias. Através de uma abordagem ferozmente individual e de uma experimentação persistente com técnicas e materiais, Snyder ampliou o potencial expressivo da pintura abstrata e inspirou gerações de artistas emergentes.

Snyder está representada em várias coleções de museus, incluindo o Metropolitan Museum of Art, o Museum of Modern Art, o Whitney Museum of American Art, o Jewish Museum, o Guggenheim Museum, o San Francisco Museum of Modern Art, o Art Institute of Chicago e o The Art Institute of Chicago. Em 2021, a Tate Modern de Londres adquiriu sua obra seminal Dark Strokes Hope da década de 1970.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: