Translate

quinta-feira, 20 de abril de 2023

OUTROS TEMPOS


Nota da Prefeitura publicada no Viver é Perigoso no dia 20 de fevereio de 2016


sábado, 20 de fevereiro de 2016


Nota de Esclarecimento - Desapropriação do prédio do DCE Unifei é boato

A Prefeitura de Itajubá comunica que a matéria intitulada - Prefeito Rodrigo Riera tem a intenção de desapropriar a sede do DCE Unifei -, publicada no Jornal O Sul de Minas (13 de fevereiro de 2016), não é verdadeira. O uso de redes sociais como única fonte de informação no jornalismo profissional é uma prática contestada por grandes e sérios veículos de comunicação, bem como pelo Código de Ética e de Posturas da profissão. Ou seja, fazer jornalismo de maneira irresponsável e utilizar um veículo de comunicação para propagar opiniões pessoais não caracteriza o bom jornalismo.
A Prefeitura esclarece ainda que matérias puramente sensacionalistas como essa tem como objetivo desgastar a imagem da Administração Municipal e que uma decisão de tamanha proporção não seria tomada sem que houvesse total interesse e aprovação da comunidade acadêmica da Unifei, bem como de seus representantes.
Não há interesse algum do Executivo em alocar recursos para a desapropriação do imóvel. Existem outras áreas prioritárias que merecem atenção da Administração Municipal, como saúde, educação e infraestrutura, para as quais o investimentos estão sendo direcionados mesmo com a redução dos repasses dos governos Federal e Estadual para os municípios.
A Administração deixa claro que mantém e sempre manteve um excelente relacionamento com a Unifei; e que respeita e reconhece a história e a importância da instituição, bem como do Diretório Central dos Estudantes.


Prefeitura Municipal de Itajubá

Viver é Perigoso

4 comentários:

Marco Antonio Gonçaves disse...

Zelador,

Eu que escrevi a matéria citada pela prefeitura na nota. Fazer jornalismo sério em Itajubá era muito difícil na gestão Rodrigo Riera e continua agora. Abraço

Segue abaixo a nota que escrevi na época:

"Sobre a nota da prefeitura a respeito da desapropriação da Sede do DA Unifei
O Jornal O SUL DE MINAS repudia a nota enviada pela prefeitura, através da Secretaria de Comunicação com o título “Nota de Esclarecimento - Desapropriação do prédio do DCE Unifei é boato”. A nota é de um amadorismo ímpar, feito por quem, obviamente, desconhece qualquer das normas de comunicação e assessoria de imprensa.
Além disso, em vez de esclarecer a população sobre o caso, a secretaria de comunicação comandada por Solano Pierini Loureiro, mente a respeito do assunto e prefere atacar o jornal.
O secretário, que não é habilitado para ocupar o cargo que ocupa, quer dar uma aula de jornalismo. “O uso de redes sociais como única fonte de informação no jornalismo profissional é uma prática contestada por grandes e sérios veículos de comunicação, bem como pelo Código de Ética e de Posturas da profissão. Ou seja, fazer jornalismo de maneira irresponsável e utilizar um veículo de comunicação para propagar opiniões pessoais não caracteriza o bom jornalismo”. Ele, que não é jornalista, ainda diz que “As matérias puramente sensacionalistas como essa tem como objetivo desgastar a imagem da Administração Municipal”.
O Jornal esclarece que as redes sociais, cada vez mais, são importantes instrumentos para a obtenção da informação, desde que feita a devida apuração dos fatos. No caso específico da reportagem citada, as fontes não foram apenas as redes sociais, como é fácil identificar por qualquer pessoa que tenha a mínima capacidade de interpretação de texto. Várias pessoas foram ouvidas para a composição da matéria, desde alunos, ex-alunos, membros do diretório e do corpo docente da universidade. As fontes foram resguardadas, como permite a legislação e as normas jornalísticas.
Também é importante ressaltar que o assunto sobre a intenção de desapropriação do DA já era conhecido desde o ano passado por muita gente. A prefeitura atacou o jornal em fevereiro, mas não respondeu à nota do DCE, publicada semanas antes e que afirmava a intenção do prefeito em desapropriar sua sede. Nota essa replicada pelo jornal.
Por fim, a nota da reitoria vem para por fim à discussão e mostrar que a reportagem em nada errou ao afirmar que a intenção era verdadeira, que houve reuniões e que a prefeitura não levaria o caso adiante, como foi confirmado pelo próprio reitor na nota.
Só nos resta lamentar que a Secretaria de Comunicação não cumpra o seu papel de informar a imprensa independente e também a população o que realmente acontece dentro da prefeitura e que minta quando tenta esclarecer uma situação. Também nos cabe parabenizar a Unifei e o DCE por não se deixar levar pelas artimanhas da Administração Municipal"

Marco Antonio Gonçalves disse...

Outro comenatério que gostaria de fazer: em 2016, a intenção da prefeitura em desapropriar não era real. Ela foi ventilada na prefeitura, aconteceram reuniões e tudo mais, mas era uma bravata de pessoas da prefeitura. Naquela época conversei com o reitor Dagoberto, com o presidente do DCE e todos me confirmaram que era obra de um aluno, ex-presidente do DA e que chefiava uma secretaria, mas que aquilo era só para causar um rebuliço. A situação de hoje, ao que se parece, se inverteu. O prefeito tem o apoio do atual reitor, da ADUnifei que pressionam o DCE para assinar o que o prefeito propôs.

Anônimo disse...

O Biscoito tava certo!!!

Anônimo disse...

O "ex-aluno" e "ex-presidente" sempre foi um "longa manus" do atual prefeito, infiltrado no governo de Riera e continua atuando direta ou indiretamente no governo, até hoje. Consta, ao que parece, ter sido jubilado na universidade e não ter conseguido se formar nela. É com esse tipo de gente que o atual prefeito debate suas ideias e que fazem o que ele mais gosta: Dizer o que ele quer ouvir. Por outro lado o gondoleiro precisa, urgentemente criar algum factoide para desviar a atenção do péssimo desempenho do seu governo. A desapropriação é alinhamento perfeito entre uma péssima ideia e a necessidade de barulho. Mas, uma só pergunta: Que idiota aprovaria a ideia de se colocar crianças do ensino fundamental em uma área tão próxima da rodovia e cujo o aumento do tráfego de ônibus,bicicletas e pedestres na área pioraria ainda mais o já conturbado trânsito da região e, ainda,pioraria o sossego dos moradores vizinhos?