Translate

quarta-feira, 15 de março de 2023

FIM OU COMEÇO ?



O telescópio espacial James Webb capturou uma explosão de cores dourada, rosa e lilás de gás e poeira cósmica da estrela chamada WR124, localizada a 15 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitário. Ela tem 30 vezes a massa do Sol.

Uma estrela massiva termina seus dias como uma supernova. Antes disso, algumas passam por um breve estágio chamado Wolf-Rayet (WR) difícil de observar, mas o telescópio espacial James Webb conseguiu fazer isso com detalhes minuciosos. 

Durante a fase Wolf-Rayet, que dará lugar a uma supernova, a estrela perderá suas camadas externas, dando origem a seus característicos halos de gás e poeira. Mas este é um período muito curto e nem todas as estrelas passam por ele. Normalmente, este é o último passo antes de elas explodirem, transformando-se em supernova.

Apesar de ser o cenário de morte estelar iminente, os astrônomos também olham para as estrelas Wolf-Rayet em busca de novos começos, pois a poeira cósmica – composta de elementos pesados – se forma nas nebulosas rodopiantes que as cercam, que constituem o universo moderno.

Lembrando, um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

OESP

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: