Translate

domingo, 9 de julho de 2023

MOÇA BONITA

 


Quem consultar o Google hoje vai ter o prazer de ver uma obra da Emma Reyes.

Emma, pintora e escritora realista nascida em 1919 na Colômbia foi abandonada, quando tinha 7 anos, juntamente com sua irmã, e enviadas para um convento, onde foram mantidas sem condições de se socializar com o mundo exterior.

Aos 19 anos, Reyes conseguiu deixar o convento. Ela se casou e teve um filho. Seu filho foi morto mais tarde durante umainvasão de domicílio. Reyes logo fugiu para Paris onde começou sua vida de pintura.

Reyes foi considerada a "madrinha" da arte latino-americana pelos retratos de suas lutas de vida em suas pinturas.

Ela foi incentivada a escrever pelo também colombiano Gabriel Garcia Marquez. Reyes nunca recebeu educação e era considerado "analfabeta". No entanto, ela escreveu cartas e as juntou como um livro. Ficou conhecida por seu livro The Book of Emma Reyes: A Memoir.

O livro consiste em 23 cartas,como o único formato que ela foi capaz de escrever, enviadas entre 1969 e 1997 a seu amigo e confidente Germán Arciniegas, relatando as adversidades que viveu durante sua infância na Colômbia. Estes textos não só expõem um belíssimo relato pessoal, mas também descrevem o contexto da sociedade colombiana na década de 1930.

Como ela não estudou, os erros em sua escrita representam a luta que ela passou ao escrever o livro e também as lutas pelas quais ela sobreviveu na infância, como a pobreza.

Reyes tomou o barco em em 12 de julho de 2003 aos 84 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: