Translate

terça-feira, 18 de abril de 2023

POR QUÉ NON TE CALLAS ?

 


Diferença entre as metralhadores verborrágicas:

Lulista: especializada em disparos de longa distância. Uso internacional.

Jairzista: especializada em tiros de curta distância. Uso interno, doméstico.

Viver é Perigoso 

Um comentário:

Anônimo disse...

Livre escolha para nomear nossas maiores autoridades da República em 4 anos passados e três meses recentes. Do Google, semelhantes de falador: tagarela, boca-rota, boquirroto, chocalheiro, conversador, espanta-lobos, gralhador,linguarudo, loquaz, palavroso, palrador, tarameleiro, tartalha, traga-malha, tramela, verboso, prolixo......
Não se sabe exatamente o que Lula quer. Aparenta querer ser um grande líder internacional sendo que nem aqui o é. Um dia o então presidente Obama o chamou de "The Guy - O Cara" devido a sua enorme popularidade no Brasil. Saiu da presidência em 2010 com mais de 80% de aprovação. Deve ter subido à cabeça.
Tentou se meter em algo internacional semelhante 12 anos atrás. Influenciar num acordo nuclear Estados Unidos/ONU/Irã. Passamos vexame. No episódio Farc/Chaves/Colômbia outro vexame.
Essa posição de achar que o invadido é um dos responsáveis pela guerra Rússia/Ucrânia é de uma falta de senso assustadora. Jacta-se que se fosse no Brasil a guerra seria resolvida "tomando uma cervejinha". Com diz Merval Pereira o raciocínio parece baseado em "pílulas de sabedoria" de mesa de bar.
Megalomania pela idade? Também pode ser
Assim como em muitas declarações horrorosas do Bolsonaro, alguém precisa chegar nele e dizer, chefe você está errado. Tanta competência na diplomacia brasileira, reconhecida mundialmente, não está servindo para nada. Barão do Rio Branco, Oswaldo Aranha e Sérgio Vieira de Melo (morto em atentado no Iraque em 2003) Guimarães Rosa, dentre outros devem estar revirando nas tumbas.
Realmente com a volta de Lula ao poder voltamos a ter boa relação com o Mundo muito abalada por Bolsonaro. Poderíamos continuar bem só tocando a agenda ambiental onde o Brasil pode ser um player importante graças a nossa matriz energética quase limpa, a Amazônia ainda quase intocada e as excelentes oportunidade que se abrem no mercado de créditos de carbono.Lamentável tudo isso.
Mercado-Lógico