![]() |
Chateaubriand chegando em Itajubá para visitar Wenceslau Braz |
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, simplesmente Chateaubriand, ou melhor, Chatô, "O Velho Capitão", dono dos Diários Associados.
Nasceu na Paraíba em 1892. Filho de Francisco e Maria Carmem. Admirador do escritor François René Chateaubriand, todos os quatro filhos do Sr. Francisco, levaram também o sobrenome Chateaubriand.
Formou-se em direito com 20 anos de idade na Faculdade de Direito do Recife. Logo em seguida fez concurso para professor na mesma escola. A luta para ser nomeado levou-o a ir para o Rio de Janeiro pela primeira vez.
Conseguiu ser nomeado pelo Presidente Wenceslau Braz.
Pois é, no dia 21 de outubro de 1948, chegava à terrinha o Jornalista Assis Chateubriand, o presidente dos Diários Associados.
Visitou o Dr. Wenceslau Braz e aguardou para o dia seguinte, dia 22/10, a inauguração do Posto de Puericultura.
Também estiveram presentes o Governador do Estado Milton Campos, o Dr. Virgílio de Mello Franco, Dr. Afonso Arinos e o Dr. Hermes Bartolomeu, presidente da Legião Brasileira de Assistência. No dia seguinte, o Governador Milton Campos inaugurou a AMI - Associação da Mocidade Itajubense, que funcionava onde foi o Cine Presidente e hoje funciona Pernanbucanas.
Em tempo, a residência do Presidente Wenceslau Braz, contruída em 1910 e hoje tombada pelo Patrimônio Histórico, recebeu a designação de "Casa Rosada" pelo jornalista Chateaubriand, em comparação à sede do governo argentino.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário