Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

O VELHO CAPITÃO

Chateaubriand chegando  em Itajubá para visitar Wenceslau Braz

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, simplesmente Chateaubriand, ou melhor, Chatô, "O Velho Capitão", dono  dos Diários Associados.

Nasceu na Paraíba em 1892. Filho de Francisco e Maria Carmem. Admirador do escritor François René Chateaubriand, todos os quatro filhos do Sr. Francisco, levaram também o sobrenome Chateaubriand.

Formou-se em direito com 20 anos de idade na Faculdade de Direito do Recife. Logo em seguida fez concurso para professor na mesma escola.  A luta para ser nomeado levou-o a ir para o Rio de Janeiro pela primeira vez.

Conseguiu ser nomeado pelo Presidente Wenceslau Braz.

Pois é, no dia 21 de outubro de 1948, chegava à terrinha o Jornalista Assis Chateubriand, o presidente dos Diários Associados.

Visitou o Dr. Wenceslau Braz e aguardou para o dia seguinte, dia 22/10, a inauguração do Posto de Puericultura.

Também estiveram presentes o Governador do Estado Milton Campos, o Dr. Virgílio de Mello Franco, Dr. Afonso Arinos e o Dr. Hermes Bartolomeu, presidente da Legião Brasileira de Assistência. No dia seguinte, o Governador Milton Campos inaugurou a AMI - Associação da Mocidade Itajubense, que funcionava onde foi o Cine Presidente e hoje funciona Pernanbucanas.

Em tempo, a residência do Presidente Wenceslau Braz, contruída em 1910 e hoje tombada pelo Patrimônio Histórico, recebeu a designação de "Casa Rosada" pelo jornalista Chateaubriand, em comparação à sede do governo argentino.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: