Translate

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

TRIGO BRASILEIRO



Após uma safra recorde de trigo de 9,6 milhões em 2022, o Brasil deverá ocupar a 10ª posição mundial entre os países exportadores de trigo.

Neste ano, conforme os dados divulgados pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior) nesta segunda-feira (2), as exportações brasileiras atingiram o recorde de 3,1 milhões de toneladas.

Segundo o IBGE, após uma safra recorde de trigo de 9,6 milhões em 2022, o Brasil deverá colher 8,4 milhões neste ano.

Entendam (?):

O País ainda continua dependente do mercado externo, principalmente da produção da Argentina. No ano passado, as importações brasileiras somaram 5,72 milhões de toneladas, com gastos de US$ 2,1 bilhões, conforme dados da Secex.

A Rússia, apesar da guerra com a Ucrânia, lidera as vendas mundiais, com possibilidade de colocar 43 milhões de toneladas no mercado externo. A União Europeia vem a seguir, com 36 milhões, seguida da Austrália, que assume o terceiro posto.

Argentina e Ucrânia são os países com os maiores problemas nesta safra. 

Prejudicada por condições climáticas adversas, a safra na Argentina cai para 12,5 milhões em 22/23.

A Ucrânia, será mais uma das prejudicadas nesta safra, devido à guerra com a Rússia. As exportações, que foram de 18,8 milhões de julho de 2021 a junho de 2022, recuam para 12,5 milhões em igual período desta safra.

Produção e consumo mundiais não tem grande alterações na safra 2022/23, em relação à anterior. A produção mundial fica em 781 milhões de toneladas; e o consumo, em 790 milhões. *

Mauro Zafalon - Folha

Blog : * imagino que consideram o estoque. Lembro-me de quando não produzíamos quase nada. Fui, algumas vezes, em passado distante, com meu pai e tios (padeiros), praticamente, implorar o fornecimento de farinha de trigo, nos moinhos paulistas.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: